Medicina Desportiva

Consulte por especialidade e/ou sub-especialidade
Marcação

A atividade física e o desporto, alicerces fundamentais de um estilo de vida saudável, beneficiam física, social e mentalmente toda a população e constituem um forte meio de prevenção de doenças.

A prática de atividade física regular tem inúmeras vantagens como a redução do risco de morte prematura, do risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, cancro do cólon e diabetes tipo 2.

Ajuda ainda a prevenir e a reduzir a hipertensão arterial e a osteoporose, a controlar o peso e a diminuir as situações de dor crónica como dores lombares ou nos joelhos. Finalmente, é um excelente promotor do bem-estar psicológico, permitindo a diminuição do stress, ansiedade e dos estados depressivos.

É fundamentado nestes princípios de Vida Saudável e promoção da Saúde que temos disponível a Consulta de Medicina Desportiva. Essencialmente versados para a prevenção e tratamento da traumatologia associada ao desporto, oferecemos cuidados de saúde diferenciados na área da Medicina Desportiva de qualidade ímpar, quer pela formação e experiência dos seus prestadores, quer pelas instalações e equipamentos inovadores, permitindo aos atletas uma recuperação total no menor espaço de tempo possível.

Os mecanismos associados às lesões desportivas podem ser complexos e estar associados quer a fatores extrínsecos (traumatismos diretos, fatores ambientais, tipo de sapato e pavimento desportivo, etc.) como a fatores intrínsecos (idade, género, alinhamento dos membros inferiores, estado geral de saúde, estados de fadiga, etc.). Cada modalidade desportiva tem, adicionalmente, especificidades inerentes que condicionam de forma importante o tipo de lesão mais frequente, as suas manifestações e até a recuperação das mesmas. O conhecimento profundo de todos estes fatores permite a instituição de medidas de prevenção adequadas e o diagnóstico e tratamento eficazes das lesões associadas à prática desportiva.

A Consulta de Medicina Desportiva é da responsabilidade do grupo de Ortopedia, é constituída por médicos familiarizados com esta subespecialidade do trauma ortopédico, funcionando em estreita cooperação com as especialidades de Radiologia e Medicina Física e Reabilitação. Os seus objetivos principais assentam na avaliação integrada do aparelho músculo-esquelético e osteo-articular do atleta e no estudo e tratamento das lesões decorrentes da prática desportiva. À avaliação clínica inicial seguir-se-á a realização de exames auxiliares de diagnóstico (se necessários) para complementar o estudo e a implementação de medidas terapêuticas adequadas. Este grupo pretende ainda promover os benefícios e vantagens da atividade física para o bem estar e saúde e estabelecer de forma eficaz medidas de prevenção das principais lesões desportivas junto dos intervenientes desportivos – atletas, pais e treinadores.

Sempre que necessário, temos um Bloco Operatório dotado de instalações e equipamentos de ponta, permitindo o tratamento cirúrgico tanto em regime de internamento como de ambulatório. As parcerias e protocolos de colaboração com Clubes, Associações Desportivas e Companhias de Seguros potenciam uma avaliação, investigação e tratamento rápidos e sem transtorno para os nossos utentes/clientes.

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

252 090 600

16 julho 2018

Qual é a importância da Tiroide?

15 julho 2018

Quando as varizes reaparecem

11 julho 2018

Tratamento minimamente invasivo da dor lombar