Skip to main content

Miopia: O que é? Como diminuir o risco nos jovens? Como se trata?

publicado em 13 Jan. 2019

A Miopia é um erro refrativo que consiste na focagem dos raios de luz à frente da retina, ao invés da sua superfície. Este é o problema visual mais frequente em pessoas com menos de 40 anos em todo o mundo. A sua prevalência aumenta em ritmo epidémico, tornando-se um motivo de preocupação e reflexão particularmente sobre o estilo de vida atual dos mais jovens.

 

Sinais e sintomas:
As pessoas míopes apresentam tipicamente dificuldade na visão ao longe, durante a condução, ao ver televisão ou o quadro interativo na escola. Associados a esta limitação, podem sentir dor ocular e/ou dor de cabeça (cefaleias) e problemas de concentração.
A visão ao perto, por outro lado, poderá ser quase normal, ou seja, atividades como leitura de livros e uso de computador são executadas sem grande dificuldade.

 

Fatores de risco:
É grande a controvérsia na comunidade científica sobre os fatores que comprovadamente aumentam o risco de uma pessoa se tornar míope.
Não obstante, alguns fatores de risco reúnem consenso alargado baseado em múltiplos estudos científicos realizados em toda a população mundial.
Alguns desses fatores são:
• Risco familiar – filhos de pessoas míopes apresentam risco aumentado de se tornarem também eles míopes.
• Nível de Educação – a correlação entre o nível de escolaridade e a miopia foi detetada e estudada nos últimos anos, tendo sido verificado um aumento de prevalência de miopia entre pessoas com nível de escolaridade superior.
• Tempo de atividades ao ar livre – o pouco tempo passado em atividades ao ar livre é talvez o fator de risco para miopia com maior consenso entre a comunidade médica. Por conseguinte, advoga-se que “brincar, passear” ao ar livre uma a duas horas por dia será um fator protetor para miopia. Este facto torna-se particularmente importante nas atividades escolares entre os períodos de aulas, ou seja, permitir e fomentar que as crianças brinquem no recreio ao ar livre em vez de utilizarem telemóveis e computadores dentro de salas irá contribuir favoravelmente para a sua saúde visual (e não só).

 

Tratamento:
Os sintomas da miopia corrigem-se através de óculos, lentes de contacto ou cirurgia refrativa.
A cirurgia refrativa (opção disponível para maiores de idade) consiste na correção dos sintomas resultantes da miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia com recurso a variadas técnicas: implante de lentes intraoculares ou correção através de Laser (LASIK e PRK).
Se a ideia de utilização de qualquer tipo de lâminas ou bisturis lhe causa apreensão, encontrará no Trofa Saúde Hospital a resposta ao seu problema. Utilizando tecnologia laser femtosegundo de última geração, é possível realizar a cirurgia FEMTO-LASIK apenas com laser, sem qualquer lâmina ou instrumento cortante (All Laser Bladeless LASIK) otimizando a qualidade e segurança dos cuidados de saúde prestados.
Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos médicos especialistas.