Voltar

Notícias e Eventos

Destaques do Trofa Saúde Hospital

15 novembro 2018

A Imunoterapia para o tratamento do cancro

A incidência de cancro continua a aumentar. A medicina tem dado saltos qualitativos assinaláveis e uma abordagem transversal da patologia oncológica oferece uma perspetiva mais positiva. O progresso na disponibilização de terapêuticas mais eficazes tem sido notório nas últimas décadas. Uma das novidades no campo da terapêutica tem sido a imunoterapia aplicada à oncologia, com a aprovação de novas moléculas a suceder-se a um ritmo acelerado e a alterar o paradigma do tratamento do cancro.

O CANCRO E O SISTEMA IMUNOLÓGICO
A imunidade sempre foi tida como uma espécie de escudo que nos protege de elementos estranhos ao organismo. As anomalias genéticas que surgem nas células malignas são reconhecidas pelo sistema imunitário que monta uma resposta destrutiva da maioria das células tumorais, impedindo assim a progressão do cancro. Em 2011, na revista Cell, Hanahan D. E Weinberg RA. publicaram Hallmarks of cancer: the next generation, um trabalho do qual sobressaíram dois conceitos inovadores: o facto de o tumor conseguir evitar a sua própria destruição pelo sistema imunológico do hospedeiro e a particularidade de o tumor usar o sistema imunológico a seu favor.

A IMUNO-ONCOLOGIA
A Imuno-Oncologia estimula o próprio sistema imunitário para combater o cancro e desenvolve estratégias para impedir que o tumor iniba o sistema imunitário. Com mecanismos de ação distintos dos tratamentos convencionais, tais como a quimioterapia e a radioterapia, a imunoterapia oncológica é um caminho que está a ser percorrido com sucesso uma vez que permite que um grupo de doentes com determinadas neoplasias consiga manter a doença controlada ao longo de vários anos com melhor qualidade de vida. Esta terapêutica é: - muito importante para os profissionais de saúde, mas ainda mais para os doentes; - a arma terapêutica da próxima década; - assumidamente uma grande esperança; - um caminho para grandes vitórias.

O futuro nesta área apresenta-se estimulante pela possibilidade de podermos definir duas impressões digitais: uma que permita o diagnóstico mais precoce do cancro; e a outra que nos permite conhecer a situação imunológica de um determinado indivíduo, num dado momento e perceber quais são as suas fragilidades e as suas forças, anulando as primeiras e estimulando as segundas.

A ONCOLOGIA NO TROFA SAÚDE HOSPITAL
A Imuno-Oncologia veio precisar a chamada medicina de precisão, no entanto, a imunoterapia traz consigo novos desafios, nomeadamente no que respeita ao perfil de toxicidade, à avaliação da resposta ao tratamento e à identificação de biomarcadores que ajudem a eleger o doente certo para o tratamento certo. O Trofa Saúde Hospital em Braga Centro acompanha os presentes desafios no tratamento do cancro e dispõe de uma equipa multidisciplinar experiente e dedicada que acompanha diversos doentes com os diferentes tipos de patologias oncológicas. Com o recurso a fármacos inovadores na área da Imunoterapia, procura oferecer aos doentes tratamentos mais personalizados, diminuindo os efeitos tóxicos e aumentando a sua eficácia.

Redigido por Dr.ª Camila Coutinho (OM35677), Oncologista no Trofa Saúde Hospital em Braga Centro, Braga Sul e Trofa

Voltar

12 dezembro 2018

O Médico de Família no seu Hospital

10 dezembro 2018

Pneumonias e vacinação

09 dezembro 2018

Sinto batimentos irregulares do coração. Terei fibrilhaçã...