Skip to main content

A ortodontia preventiva, intercetiva e corretiva

publicado em 06 Jun. 2018

A ortodontia é uma especialidade da medicina dentária que tem como objetivo corrigir a posição dos dentes e dos maxilares, normalizar os contatos entre os dentes e melhorar a estética dentária.

 

As causas dos problemas ortodônticos podem ser hereditárias (alteração no crescimento dos maxilares, apinhamento dos dentes, espaço demasiado entre os dentes, dentes em excesso ou em falta, dentes para a frente, fendas lábio-palatinas); ambientais (hábitos de sucção, respiração bucal, perda precoce de dentes de leite) ou a combinação das duas.

 

Para as corrigir, existem três tipos básicos de ortodontia, a ortodontia preventiva, a intercetiva e a corretiva.

 

A ortodontia preventiva baseia-se na prevenção de problemas que podem ser percebidos em crianças durante o crescimento facial e durante o começo da troca da dentição de leite. Nesta ortodontia é comum usar aparelhos removíveis.

 

A ortodontia intercetiva, na qual podem ser utilizados aparelhos removíveis ou fixos, é um tipo de ortodontia faseada que permite intervir nas mal oclusões assim que são detetadas, numa fase o mais inicial possível, na tentativa de evitar um desenvolvimento craniofacial incorreto em adultos.

 

A ortodontia corretiva é aquela que se foca na correção do problema já instalado e para a qual só são utilizados os aparelhos fixos.

 

O aparelho fixo pode ser convencional (estético ou metálico) o qual é constituído por bandas, arcos, braquetes e ligaduras; habitualmente é controlado uma vez por mês para se substituir os arcos ou elásticos; ou autoligado (estético ou metálico) que é constituído por braquetes auto-ligáveis, não necessita de ligaduras elásticas e de bandas metálicas, é mais confortável e necessita de menos consultas de manutenção.

 

Os aparelhos removíveis são também utilizados como complemento final do tratamento de ortodontia fixa.

 

Com o correto alinhamento dos dentes evitam-se assim problemas de respiração, deglutição, fala e mastigação.

 

Hoje em dia, os aparelhos dentários fazem parte da vida dos adolescentes e adultos. O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável e com dentes com possibilidade de durar a vida toda; proporciona também uma harmonia facial, uma aparência mais agradável e um belo sorriso. Além do sorriso ser visualmente atraente, a expressão facial transmitida pelo sorriso tem influência direta nas relações sociais e na autoestima.

 

Sorrir com frequência é um sinal de que estamos bem e satisfeitos. Uma pessoa satisfeita com o seu sorriso é uma pessoa mais feliz e confiante!

 

Se está descontente com o seu sorriso, visite um dos nossos Ortodontistas. A nossa equipa de Medicina Dentária está disponível sete dias por semana em horário alargado e é altamente diferenciadas na mais diversas áreas do âmbito da Medicina Dentária. Nas unidades Trofa Saúde Hospital tenha a certeza de ser acompanhado por uma equipa dedicada e experiente, com capacidade para dar resposta às suas necessidades. Para um melhor acompanhamento e tratamento da sua situação, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com o nosso corpo clínico.