Skip to main content

Desmistificando a cirurgia de revisão da coluna lombar

publicado em 19 Ago. 2018

As patologias que levam à necessidade de uma cirurgia à coluna lombar são variadas e incluem, entre outras, hérnia discal, estenose do canal lombar, espondilolistesis e escoliose.

 

O seu tratamento inclui um amplo espetro de procedimentos cirúrgicos de variável complexidade desde a extirpação simples de uma hérnia discal até à fixação da coluna com parafusos.

 

O resultado global das intervenções realizadas é muito satisfatório, proporcionando uma melhoria significativa na qualidade de vida dos doentes que voltam aos seus antigos hábitos de vida, incluindo as atividades profissionais e desportivas.

 

É necessário contudo perceber que, mesmo perante o sucesso imediato de uma cirurgia, existe a possibilidade de retorno ou surgimento de novos sintomas. Os mesmos podem estar associados a diferentes causas, relacionadas ou não com a patologia prévia. Incluem-se entre elas a recidiva de hérnia discal (ocorre entre 5 a 15% dos casos), a doença do disco adjacente – com necessidade de intervenção cirúrgica em 15 a 20% dos doentes ou ainda instabilidades da coluna.

 

É fundamental que o doente esteja tranquilo e perceba, ainda antes de ser submetido a uma cirurgia, que estes problemas resultam de uma doença natural já instalada e não necessariamente de um insucesso da primeira cirurgia. O processo degenerativo perpetua-se independentemente da intervenção cirúrgica realizada embora, felizmente, a maior parte dos casos tenha apenas tradução clínica frustre sem necessidade de uma segunda operação.

 

Nos casos em que tal não se verifique, a cirurgia de revisão torna-se necessária e o doente será submetido a um procedimento tecnicamente exigente mas perfeitamente exequível nas mãos de uma equipa de cirurgiões experientes. A mesma poderá ser realizada por via aberta tradicional, minimamente invasiva ou até mesmo endoscópica, sempre ajustada à patologia e ao doente.

 

Para isso é importante uma equipa de ortopedistas dedicados à patologia da coluna vertebral que discuta cada um destes casos. São planeados todos os passos a tomar pré e intra-operatoriamente de forma a reconhecer e tratar eficazmente as queixas do doente. O Trofa Saúde Hospital em Alfena é provido dos mais modernos equipamentos de diagnóstico e tratamento que, aliados a uma equipa integrada, permitem aumentar o sucesso em cada doente.