Skip to main content

Entorses de repetição do tornozelo: tratamento artroscópico

publicado em 23 Set. 2018

As entorses do tornozelo são a lesão desportiva mais comum, sendo também muito frequentes na população não desportiva e mesmo em pessoas sedentárias. Afeta preferencialmente as mulheres, muitas vezes associada a hiperlaxidez ligamentar generalizada, contudo os homens também são afetados, principalmente os praticantes de atividade desportiva. A maioria das entorses do tornozelo tem resolução fácil com medidas simples (anti-inflamatório, repouso, gelo local). No entanto, as entorses mais graves podem levar a rotura ou estiramento ligamentar, com dor persistente e instabilidade do pé. Nestes casos está indicado a realização de Ressonância Magnética para avaliação das lesões ligamentares, de cartilagem e outras lesões intra-articulares como corpos livres, por exemplo.

 

As queixas de dor persistente e a sensação que o pé pode “falhar” a qualquer momento ao caminhar (instabilidade subjetiva) com entorses de repetição, devem ser avaliadas por um Ortopedista Especializado em Pé e Tornozelo. Numa primeira abordagem a fisioterapia deve ser tentada resolvendo uma maioria dos casos.

 

Nos casos de falência do tratamento conservador, se o doente mantiver dor e entorses de repetição do tornozelo, a longo prazo poderá agravar as lesões de cartilagem levando a artrose do tornozelo; e a curto prazo corre sério risco de fratura do pé ou tornozelo num desses episódios de entorse.

 

Nestes casos está indicado artroscopia do tornozelo com reconstrução ligamentar artroscópica. Com as técnicas atuais, estas cirurgias são minimamente invasivas, utilizando apenas 2 ou 3 “furinhos” tendo excelentes resultados, com retorno rápido ao dia-a-dia normal e regresso às atividade desportiva de impacto pelo 2º ou 3º mês pós-operatório.
Para esclarecimento de qualquer dúvida, não hesite em contactar os nossos Ortopedistas especializados em Pé e Tornozelo, em qualquer uma das unidades do Trofa Saúde Hospital.