Skip to main content

Epistaxis – Hemorragia Nasal

publicado em 15 Abr. 2018

Epistaxis é a designação médica para a hemorragia nasal.

 

Trata-se de uma situação comum, principalmente em certas idades, em crianças e após os 50 anos, que costuma causar grande ansiedade no doente e nos familiares.

 

Em geral, são devidas à rica vascularização do nariz, na zona anterior do septo, e são de fácil resolução em casa.

 

As causas podem ser várias e vamos dividi-las consoante a idade.

 

Nas crianças, as mais comuns são a manipulação digital, ectasia vascular, infeções agudas do trato respiratório superior, ferida ou corpo estranho nasal, rinite alérgica, angioma juvenil, alterações sanguíneas, como a hemofilia, spray nasal, nomeadamente com corticóides, hemorragia após intervenção cirúrgica de Otorrinolaringologia, fontes de calor ou ambientes secos.

 

Nos adultos, as mais comuns são a rinite, hipertensão arterial não controlada, infeções agudas do trato respiratório superior, irritantes ambientais, rinite alérgica, alterações sanguíneas como hemofilia, medicamentos que atuam na coagulação, inalação de produtos químicos, tumores (tanto benignos como malignos), hemorragia após intervenção cirúrgica de Otorrinolaringologia, excesso de álcool, hepatopatias, anemia, narcóticos.

 

Num doente com Epistaxis simples, como primeira medida deve-se pedir ao doente para assoar o nariz e, imediatamente, apertar as narinas fortemente, uma contra a outra, na zona mais globosa e mole, com a cabeça levemente fletida para a frente, durante cerca de 3 a 4 minutos, normalmente resolve.

 

Se não resolver, deve ser observado por um especialista em Otorrinolaringologia.

 

Após ser detetada a causa da Epistaxis, o tratamento pode passar por cauterização química ou eléctrica, com recurso a anestésico local, ou tamponamento nasal anterior.

 

Nas mais renitentes/complicadas, pode ser necessário cauterização com recurso a sonda endoscópica, ou tamponamento posterior, embolização do vaso sangrante ou mesmo laqueação do vasos sangrantes, com recurso a cirurgia e, finalmente, à remoção de tumores.

 

Outras medidas podem passar por corrigir as causas da Epistaxis, tais como controlar a hipertensão arterial, a hipocoagulação causada por medicação ou drogas, identificação da doença sistémica subjacente e seu tratamento.

 

No Trofa Saúde Hospital pode contar com uma equipa de Otorrinolaringologistas disponível em horário alargado e com capacidade para tratar o seu problema. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.