Serviço de Medicina Intensiva Polivalente

O Serviço de Medicina Intensiva Polivalente (SMIP) tem por missão prestar apoio e cuidados a todo o doente crítico (ou em risco eminente de falência) admitido ou identificado em qualquer hospital do Trofa Saúde Hospital. Sob a filosofia do tratamento adequado no tempo e local certos, com a máxima qualidade e segurança, com a máxima eficácia e eficiência possíveis.

O doente crítico define-se como aquele que apresenta de forma aguda (ou crónica agudizada) falência de um ou mais órgãos, com risco da própria vida. É o doente que necessita de uma abordagem imediata e/ou contínua, não só do ponto de vista terapêutico mas também de diagnóstico e vigilância.

É o doente que precisa de um seguimento com monitorização de diferentes parâmetros em ambiente controlado e devidamente equipado, que necessita de tratamento especializado, muitas vezes com a necessidade de recurso a meios tecnológicos para a manutenção e substituição dos órgãos.

O Serviço de Medicina Intensiva Polivalente localiza-se no Piso 2 do Trofa Saúde Hospital em Alfena.
Dispõe de uma equipa médica, de enfermagem e auxiliar dedicada, com formação específica e garante assistência 24h/dia, 365 dias/ano.

O SMIP tem condições físicas ímpares como a iluminação natural e tecnológicas de última geração. É constituído por 8 camas monitorizadas centralmente e oferece excelentes condições de segurança e privacidade aos doentes, bem como a possibilidade de disporem de acompanhamento familiar durante períodos prolongados.

Unidades onde este serviço está disponível

Características Globais

Inauguração: 2012

Área: 18373 m²

Corpo Clinico: 322 Profissíonais

12 dezembro 2018

O Médico de Família no seu Hospital

10 dezembro 2018

Pneumonias e vacinação

09 dezembro 2018

Sinto batimentos irregulares do coração. Terei fibrilhaçã...