Skip to main content

Unidade Cuidados Continuados

publicado em 23 Jan. 2020

O envelhecimento em Portugal é um dado incontornável. Os census da população portuguesa de 1981 revelavam uma população ainda relativamente jovem, mas com transição progressiva para o envelhecimento (12% de idosos). Contudo, nos censos de 2001 o país apresentava já um aumento significativo da população idosa, que representava cerca de 15% da população geral, e em 2016 Portugal alcançou um total de 21% de idosos, o que superou a população jovem (14%) (Census, 1981; 2001).

 

Segundo a Fundação Francisco Manuel dos Santos, Portugal é hoje um dos países do mundo com mais idosos. Dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que o índice de envelhecimento em Portugal passou de 27,5%, em 1961, para 149,0%, em 2016, o que exige adaptações e respostas ao nível dos sistemas de suporte (educação, saúde, trabalho, transportes).

 

No que diz respeito à saúde, o Trofa Saúde Hospital em Gaia dispõe atualmente de uma Unidade de Cuidados Continuados (UCC) Privada, capaz de receber e cuidar dos que nos procuram, num compromisso de prestação de serviço responsável e eficiente, promovendo simultaneamente a autonomia, a dignidade e a qualidade de vida do residente. Sendo que a UCC pretende abranger todos os que necessitam de cuidados continuados integrados em situação de dependência, independentemente da idade, prestando cuidados de saúde e de reabilitação ao doente.

 

O objetivo terapêutico desta unidade passa pela melhoria ou redução da dependência funcional e reforço de autonomia física e psíquica em indivíduos cuja condição de saúde requer atenção clínica com carácter permanente, com o objetivo preventivo e de manutenção da qualidade de vida e/ou com um quadro clínico de dependência temporária e com perspetiva de reabilitação.

 

Nesta nova Unidade, procuramos prestar um serviço onde o residente e a família se sintam confiantes no nosso trabalho, dispondo de equipas de enfermeiros e auxiliares especializados 24 horas por dia, terapeutas ocupacionais, visitas médicas periódicas e avaliação por Fisiatria, com adequação de planos de reabilitação individuais para melhorar a capacidade individual, estimular a autonomia funcional e a independência dos residentes.

 

Considera-se também uma mais-valia o facto desta Unidade, estando inserida no Trofa Saúde Hospital em Gaia, ter acesso facilitado a Consultas de várias Especialidades, a exames de diagnóstico e, em situações mais urgentes, ao recurso ao Serviço de Urgência, para avaliação e melhor orientação, quer diagnóstica, quer terapêutica.