Envelhecimento normal ou patológico? Sinais de alerta - Trofa Saúde Alfena Skip to main content

Envelhecimento normal ou patológico? Sinais de alerta

publicado em 05 Out. 2022

O fenómeno de envelhecimento da população é uma realidade cada vez mais presente na sociedade portuguesa, sendo uma das transformações sociais mais importantes dos últimos séculos.

 

Trata-se de um processo natural, dinâmico, progressivo e irreversível que acompanha o ser humano desde o nascimento até à morte, e deve ser compreendido como um fenómeno pessoal e de variabilidade individual, associado a um conjunto de alterações biológicas, psicológicas e sociais que se processam ao longo do ciclo vital.

 

No processo de envelhecimento dito “normal” é natural que ocorra declínio cognitivo, contudo, sem comprometer significativamente as atividades de vida diárias do individuo.

Quando as tarefas do quotidiano passam a estar condicionadas pelas alterações cognitivas, então o quadro neuropsicológico carece de especial atenção pois poderemos estar perante um processo de envelhecimento patológico.

Eis alguns sinais de alerta:

  • Esquecimentos frequentes e dificuldades em lembrar datas, acontecimentos e em memorizar novas informações;
  • Desorientação no tempo e no espaço;
  • Dificuldades na compreensão verbal e na utilização de objetos que antes eram familiares;
  • Dificuldades no planeamento mental das ações do dia-a-dia;
  • Alterações do comportamento.

Através da consulta de neuropsicologia e da avaliação neuropsicológica é possível identificar e quantificar os défices consequentes de uma eventual disfunção neurológica ou dificuldade cognitiva decorrente do processo de envelhecimento.

É muito importante procurar um profissional na iminência dos primeiros sinais de declínio cognitivo. A avaliação neuropsicológica e uso de estratégias de reabilitação cognitiva podem auxiliar no processo de envelhecimento (tanto saudável, quanto patológico) potenciando maior funcionalidade e uma melhor qualidade de vida.

O Trofa Saúde tem ao dispor da comunidade uma equipa multidisciplinar que assegura o tratamento psicológico personalizado, orientado para as várias dimensões da pessoa, com disponibilidade alargada e consultas diferenciadas.