Skip to main content

Microscópio: o grande aliado da desvitalização dentária

publicado em 12 Set. 2021

A Endodontia (desvitalização) é um tratamento que, atualmente, não se compreende sem a ampliação: o microscópio.

 

A Endodontia é a área da Medicina Dentária responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento das patologias que afetam a polpa dentária (“o nervo do dente”) e as suas raízes. Durante muitos anos, esta especialidade dependeu apenas da sensibilidade tátil do profissional, aliada ao conhecimento da anatomia interna dos canais e radiografias, pois a visualização direta do campo operatório a olho nu constituía um desafio para o clínico na sua prática diária. Assim, a magnificação e a iluminação tornaram-se muito importantes para os endodontistas, especialmente por a maior parte dos procedimentos serem executados no interior do dente ou do osso.

 

Os instrumentos disponíveis para este efeito são as lupas e o microscópio ótico. Este dispositivo veio revolucionar e promover o desenvolvimento de novas tecnologias, instrumentos e materiais, permitindo completar procedimentos que anteriormente eram considerados impossíveis. Por este motivo, a Endodontia tem cada vez mais a capacidade de recuperar e preservar um maior número de dentes com problemas, evitando a sua extração.

 

As inúmeras utilidades do microscópio para a endodontia são:

 

  • a determinação exata de fraturas verticais e fissuras dentárias;
  • a localização e manipulação de canais de anatomia difícil ou canais calcificados;
  • o menor desgaste dentário possível;
  • a diminuição do risco de fraturas pós-tratamento endodôntico;
  • a remoção de instrumentos fraturados;
  • a localização de canais extranumerários;
  • a melhor cicatrização e controlo da infeção dentária.

 

A ampliação microscópica permite visualizar estruturas mais pequenas do que a espessura de um cabelo humano, evitando muitas vezes a cirurgia exploratória ao dente e, consequentemente, menores custos futuros ao doente.

 

Em suma, a evidência clínica e científica demonstra que com o uso do microscópio ótico há uma melhoria significativa na qualidade dos tratamentos, não só por evidenciar os detalhes que não podem ser observados a olho nu, mas também por permitir uma excelente precisão e acuidade visual, tornando os procedimentos ainda mais seguros.

 

Pode afirmar-se que o microscópio é uma ferramenta que oferece a excelência no diagnóstico e tratamento de situações clínicas convencionais, mas principalmente nos casos complexos, sendo, portanto, um importante aliado para o crescimento dos índices de sucesso destes tratamentos.

 

No Centro de Medicina Oral do Trofa Saúde Alfena, dispomos deste equipamento, assim como de uma equipa multidisciplinar preparada para lhe prestar cuidados de saúde diferenciados e de elevada qualidade e rigor técnico. Ver mais e ver melhor significa tratar mais e melhor.