A psiquiatria reprodutiva e a saúde mental da mulher são áreas especializadas da psiquiatria que focam nos desafios únicos de saúde mental que as mulheres enfrentam ao longo do seu ciclo de vida.
Estas áreas de subespecialidade abordam não apenas as questões relacionadas com as fases reprodutivas como menstruação, gravidez, pós-parto e menopausa, mas também englobam aspectos mais amplos da saúde mental feminina, incluindo o impacto da violência contra as mulheres, a interação dos fatores biológicos e hormonais ou psicossociais que afetam as mulheres e as perturbações psiquiátricas que afetam majoritariamente ou mais gravemente as mulheres, como as perturbações de ansiedade, depressivas ou do comportamento alimentar.
O que sabemos sobre as Perturbações Psiquiátricas na mulher?
A prevalência da depressão nas mulheres é aproximadamente duas vezes maior do que nos homens, afetando cerca de 20% das mulheres ao longo da vida. Por outro lado, estudos recentes demonstram que mulheres com Síndrome de Ovário Poliquístico tem 4 a 7 vezes mais probabilidade de apresentar sintomas de depressão e ansiedade.
Assim, podemos perceber que o aparecimento das perturbações mentais é influenciado tanto por fatores biológicos, como as flutuações hormonais, quanto por fatores psicossociais, como as pressões culturais e o risco aumentado de experiências traumáticas, que impactam a saúde mental feminina.
Além disso, condições como a perturbação de stress pós-traumático (PTSD) ocorrem mais frequentemente em mulheres devido, em parte, à maior exposição a traumas interpessoais. Podemos falar ainda de como outras perturbações mentais apresentam sintomas específicos e mais características na mulher, como no caso da Perturbação do Défice de Atenção.
Em que consiste a Psiquiatria Reprodutiva?
É uma área da psiquiatria focada nas perturbações psiquiátricas associadas aos eventos reprodutivos, como a síndrome disfórica ou de exacerbação pré-menstrual, a depressão e ansiedade perinatais, as perturbações psiquiátricas do pós-parto e sintomas psiquiátricos durante a menopausa.
Estima-se que cerca de 70% a 80% das novas mães passem pelo “baby blues” logo após o parto, e que até 2 em cada 10 mulheres desenvolvam depressão ou uma perturbação ansiosa no pós-parto. Incluem-se também os problemas de saúde mental e sintomas com relação com a infertilidade e os tratamentos desta.
Estes diagnósticos frequentemente exigem uma abordagem personalizada, considerando os impactos hormonais e as necessidades específicas de cada fase da vida.
Que ajuda presta a Psiquiatria?
A conscientização crescente sobre estes aspectos tem levado ao aumento de mulheres que procuram apoio e tratamento psiquiátrico, tornando fundamental a existência de abordagens focadas e especializadas.
Ao combinar tratamentos psiquiátricas com uma compreensão profunda dos aspectos multifactoriais – hormonais e sociais, por exemplo – que afetam a saúde mental feminina, a psiquiatria da saúde mental da mulher e a psiquiatria reprodutiva promovem um cuidado integrado que apoia o bem-estar emocional das mulheres ao longo de todas as fases da vida.