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Avaliação do Desenvolvimento Infantil

publicado em 08 Ago. 2022

As Perturbações do Neurodesenvolvimento são um grupo de patologias que, atualmente, nos deixa cada vez mais alarmados, dado que leva a alterações no desenvolvimento e/ou comportamento e que, tipicamente, surgem nos primeiros anos de vida. Tendo em conta a importância de um diagnóstico precoce e a implementação de um plano de intervenção específico adaptado ao perfil funcional da criança e às necessidades da família, é necessário recorrer à Avaliação do Desenvolvimento Infantil.

 

“Será que o meu filho está bem desenvolvido?”

 

O desenvolvimento infantil consiste numa série de processos de aprendizagem para a aquisição das capacidades cognitivas, motoras emocionais e sociais. É essencial estimular e promover o desenvolvimento para que a criança possa
atingir o máximo das suas potencialidades fundamentais, quer no seu processo educativo como na socialização. A maioria das crianças segue um padrão de desenvolvimento, atingindo etapas numa sequência semelhante. Mas, pode acontecer
que essas etapas ou estádios de desenvolvimento não sejam atingidos, ou sejam alcançados tardiamente.

 

Existem alguns sinais de alerta no desenvolvimento da criança, aos quais os pais podem e devem ficar atentos, que poderão ser indicadores de alguma dificuldade e que merece avaliação especializada. Verifique a lista que se segue:

Aos 6 meses:

  • Não apresenta controlo cefálico, não olha nem pega em objetos e não estabelece contacto ou mostra-se apático.

Aos 9 meses:

  • Não se senta, não agarra nem explora os objetos, e engasga-se com facilidade.

Aos 12 meses:

  • Não suporta o peso das pernas ou permanece imóvel e não tenta mudar de posição;
  • Não pega nos brinquedos ou fá-lo só com uma das mãos, e não estabelece contacto, nem reage ao nome.

Aos 15 meses:

  • Não existem tentativas de se deslocar e não usa funcionalmente os objetos;
  • Não faz sons nem tenta imitar os sons dos adultos.

Aos 18 meses:

  • Não se põe de pé, anda em bicos de pés ou não anda;
  • Atira sistematicamente os objetos ou leva-os à boca sem uso funcional, e não presenta intenções de comunicação.

Aos 2 anos:

Faz birras constantes e deita objetos fora;
Não parece compreender o que lhe dizem nem usa palavras inteligíveis.

Aos 3 anos:

  • Cai com frequência e não consegue manipular objetos pequenos;
  • Não parece compreender o que lhe dizem e não junta palavras para formar frases.

Dos 4 aos 6 anos:

Apresenta agitação psicomotora e distração constante tendo dificuldade em permanecer nas tarefas, interagir socialmente e um comportamento desafiador.

Os resultados obtidos através da Avaliação do Desenvolvimento permitem identificar eventuais dificuldades e atrasos no desenvolvimento normativo. Quanto mais cedo forem detetadas as alterações no desenvolvimento, melhor prognóstico de evolução terá a criança. Pelo que no Grupo Trofa Saúde priorizamos a avaliação e deteção precoce de qualquer alteração, podendo assim intervir de forma atempada nas dificuldades.