Doenças musculoesqueléticas e dor crónica: saiba como a acupuntura o pode ajudar - Trofa Saúde Skip to main content

Doenças musculoesqueléticas e dor crónica: saiba como a acupuntura o pode ajudar

publicado em 23 Set. 2022

“A acupuntura tem sido cada vez mais utilizada como terapia integrativa ou complementar no tratamento da dor. Estudos recentes revelam que a acupuntura é eficaz para o tratamento da dor crónica musculoesquelética e que os efeitos do tratamento persistem ao longo do tempo.”

Os problemas musculoesqueléticos englobam uma grande variedade de doenças que podem afetar músculos, nervos, discos intervertebrais, articulações, cartilagens, tendões e/ou ligamentos. Estas doenças representam um dos principais
problemas de saúde, afetando centenas de milhões de pessoas em todo o mundo.

 

A dor crónica é o sintoma mais frequente nestas condições. A dor é definida como crónica quando permanece para além do tempo esperado de cura ou durante um período de três meses.

 

Em Portugal, e segundo o Inquérito Nacional de Saúde 2014, 33% das pessoas sofriam de dores lombares ou outros problemas crónicos nas costas, e 24% tinham dores cervicais ou outros problemas crónicos no pescoço. Também 24% das pessoas indicaram sofrer de artrose. As dores crónicas foram referidas principalmente pelas mulheres, sobretudo no grupo etário dos 55 aos 64 anos.

 

A dor crónica tem grande impacto na saúde das pessoas, quer na saúde física quer na saúde mental/psicológica. Geralmente, os doentes com dor crónica sofrem também de alterações do sono, emoções negativas, como ansiedade e depressão, o que interfere com a sua qualidade de vida e o seu bem-estar.

 

Perante o impacto negativo que as doenças musculoesqueléticas podem provocar na vida das pessoas, o seu diagnóstico deve ser realizado o mais precocemente possível no sentido de se encontrar o tratamento mais adequado a cada doente com o objetivo de mudar significativamente a evolução da doença, prevenindo danos estruturais, incapacidade funcional
e dependência de terceiros.

 

A acupuntura tem sido cada vez mais utilizada como terapia integrativa ou complementar no tratamento da dor. Estudos recentes revelam que a acupuntura é eficaz para o tratamento da dor crónica musculoesquelética e que os efeitos do tratamento persistem ao longo do tempo.

A acupuntura é uma das técnicas terapêuticas da Medicina Tradicional Chinesa e consiste na inserção de finíssimas agulhas em locais específicos do corpo humano – os pontos de acupuntura. Tem como objetivo promover a saúde, prevenir doenças e restabelecer o estado natural de saúde através do equilíbrio da energia do corpo.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a acupuntura é uma técnica natural que estimula o poder curativo do organismo humano, e por isso, quando praticada por um profissional devidamente qualificado, é praticamente isenta de efeitos secundários. Esta terapia não convencional é reconhecida e regulamentada no nosso país desde 2013.

 

O recurso à acupuntura para o tratamento da dor crónica é, assim, uma opção razoável. Aconselhe-se com um profissional de saúde!

Autores

Especialidades relacionadas

Unidades