Skip to main content

Ser vegetariano: mitos e verdades

publicado em 02 Out. 2022

Ser Vegetariano é adotar uma alimentação à base de produtos de origem vegetal, excluindo completamente carne e peixe, mas que pode ou não incluir alguns produtos de origem animal, como por exemplo, o ovo ou derivados do leite. Assim sendo, podemos encontrar algumas denominações:

  • ovo-lacto-vegetariano – consome lacticínios e ovos;
  • lacto-vegetariano – consome lacticínios, mas não consome ovos;
  • ovo-vegetariano – consome ovos, mas não consome lacticínios;
  • vegano ou vegan – não consome ovos nem lacticínios ou outro produto derivado de origem animal.

 

Os benefícios de uma alimentação vegetariana adequada e saudável são diversos, entre eles, destaco:

Benefícios dos Vegetais

Muitos dos estudos publicados até à data relacionam um regime alimentar de origem vegetal com a redução da prevalência da doença oncológica e da obesidade, com a diminuição da hipertensão, na prevenção da diabetes e das doenças cardiovasculares e com o aumento da longevidade.

Benefícios dos Alimentos Fermentados

A utilização da técnica de fermentação de alimentos já é milenária e volta a ganhar força nos dias de hoje. A fermentação de legumes, frutas ou cereais melhora as propriedades nutricionais dos alimentos, isto é, os nutrientes ficam mais bio disponíveis e são facilmente absorvidos pelo organismo. Consumir diariamente alimentos fermentados como chucrute, kefir, kombucha, miso, entre outros, ricos em bactérias probióticas (bactérias benéficas) pode influenciar a saúde da microbiota intestinal.

Alguns mitos relacionados com a alimentação vegetariana

“Quem pratica desporto de alta competição não pode ser vegetariano.”

 

Muitos atletas de alta competição são vegetarianos ou adquirem um regime vegetariano na época de competição. Existem alguns estudos que provam que a proteína vegetal é suficiente e parece melhorar o desempenho e performance do atleta.

 

“Durante a gravidez não posso ser vegetariana.”

 

Desde que bem planeada e acompanhada, a alimentação vegetariana pode fazer parte de qualquer etapa da vida pelos seus benefícios. É possível
uma gravidez saudável, não obstante da importância de uma monotorização regular dos níveis de ferro, ácido fólico, vitamina B12, entre outros.

 

“Quem é vegetariano precisa sempre de tomar vitaminas”

 

A suplementação alimentar não é um assunto exclusivo de quem pratica uma alimentação vegetariana. No caso dos vegetarianos, devemos analisar o défice de vitaminas, sobretudo, a vitamina B 12. Maior atenção nos indivíduos que praticam uma alimentação estritamente restrita de alimentos de origem animal, uma vez que, a biodisponibilidade desta vitamina está em alimentos de origem animal.

 

Na consulta de nutrição poderá adquirir os conhecimentos essenciais para um regime alimentar vegetariano, juntamente com recomendações e orientações nutricionais individualizadas, e aconselhamento em suplementação alimentar caso seja necessário.