O fim das férias é uma ótima oportunidade para iniciar ou retomar um estilo de vida mais saudável. Saiba por onde começar!
Planeie a sua Alimentação
Faça uma lista de tudo o que precisa comprar. Desta forma, vai mais focado ao supermercado e não traz o que não deve. Para quem deseja perder peso (ou não) saiba como se organizar. Ter um plano alimentar pode ajudar muito nesta tarefa.
Hidrate-se
Beba muita água. Além de ser fundamental para se manter hidratado, é igualmente importante para o bom funcionamento do organismo e para eliminar as toxinas que resultam dos excessos que cometeu. Podemos bebê-la sob a forma de infusões (tília, camomila, cidreira e tantas outras) ou aromatizá-la com ervas aromáticas, especiarias, pequenos pedaços de frutas ou hortícolas, para conferir de forma natural alguma cor e sabor. Mas atenção, não se deve nunca adicionar açúcar.
Reduza o consumo de álcool
O consumo de álcool durante as férias pode tê-lo deixado mais inchado e com maior retenção hídrica. É importante reduzir o seu consumo. Deixe o consumo de álcool apenas para ocasiões especiais e não se esqueça, desfrutar é diferente de exagerar.
Limpe a dispensa e o frigorífico
Elimine os produtos calóricos que tem em casa. Assim, se lhe apetecer muito comer algo menos saudável dificilmente irá cair na tentação.
Volte aos hortícolas
Os hortícolas são grandes aliados na desintoxicação natural do corpo e têm a vantagem de saciar bastante, devido ao seu teor de fibra, melhorando ainda o trânsito intestinal. Devem estar presentes em todas as refeições, quer como saladas quentes ou frias, bem como snacks saudáveis, sob a forma de palitos de cenoura, por exemplo. Devemos optar por fruta e hortícolas da época, pois têm maior riqueza nutricional.
Leve marmita para o trabalho
Tente preparar as suas refeições no dia anterior, ou, pelo menos, planeie o sítio onde irá realizá-la, escolhendo comida saudável. Não se esqueça de levar ainda snacks saudáveis para comer entre as refeições (iogurte, fruta, frutos secos).É fundamental para prevenir a impulsividade que muitas vezes se sente ao final do dia.
Comece ou recomece o exercício físico aos poucos
Retornar à atividade física pode ser a parte mais complicada, porque ficamos acomodados com a ausência de exercícios nesse período de férias. Mas a ciência é unânime: faça exercício físico ou, pelo menos, tente caminhar 30 minutos todos os dias: vai ajudá-lo a relaxar e a atenuar eventuais efeitos psicológicos e físicos causados pelo regresso ao trabalho.
Não entre em Stresse
Embora não devamos interromper a nossa alimentação saudável, visto já fazer parte de um estilo de vida, não se martirize só porque comeu de forma diferente e aumentou de peso. O seu foco não deve ser a balança, mas sim os seus comportamentos diários.
Que este regresso ao trabalho signifique a adoção de saudáveis rotinas alimentares!