Cirurgia Vascular

Consulte por especialidade e/ou sub-especialidade
Marcação

A Cirurgia Vascular é uma especialidade médico-cirúrgica, que se dedica ao estudo clínico e imagiológico da patologia vascular – i.e., das doenças nas artérias, veias e linfáticos –, e de todos os fenómenos com impacto no sistema circulatório. Tem como missão, proteger e manter a qualidade dos vasos sanguíneos, para que cumpram a sua função na circulação. Quando necessário, proceder à sua reparação ou construir alternativas que garantam um fluxo de sangue fisiológico, compatível com a qualidade de vida.

Cirurgia Vascular do Trofa Saúde Hospital em Braga Centro oferece um elevado nível de meios e competências técnicas para o diagnóstico e tratamento da patologia vascular, distinguindo-se pela excelência dos seus cuidados médicos e assistenciais, designadamente para:
•      avaliar e tratar as múltiplas causas de insuficiência arterial, venosa  e linfática, responsáveis pelos quadros de “má-circulação”;
•      corrigir as lesões vasculares, evitando as suas complicações graves e/ou fatais:  hemorragia, embolia, trombose, isquemia e gangrena;
•      reparar e reconstruir as artérias obstruídas (revascularização) para restaurar a circulação, curar as feridas e evitar as amputações;
•      evitar as mortes associadas à rotura de aneurismas;
      identificar a natureza e extensão da insuficiência venosa – varizes, tromboses, e síndromes pós-trombóticos – e definir a melhor opção terapêutica;
•      tratar as varizes, eliminando o refluxo e a hipertensão venosa nos membros inferiores, além dos cuidados cosméticos no tratamento de derrames, telangectasias e varizes reticulares;
•      avaliar e tratar os fenómenos e as doenças vasospásticas;
•      acessos vasculares para intervenções diagnósticas e terapêuticas;
•      valorizar a abordagem multi-disciplinar na avaliação, tratamento e reabilitação dos doentes;
•      prevenir e corrigir os fatores de risco cardiovascular;
•      promover hábitos de vida saudáveis, o exercício físico e mental, para proteger e estimular o sistema circulatório.

 

DIFERENCIAÇÃO:
Consultas e exames (EcoDoppler, Angiodinografia, Oximetria, Angio-TAC/RM, Angiografia), para o diagnóstico e tratamento das doenças vasculares, designadamente:

- DOENÇAS NAS ARTÉRIAS:
insuficiência cerebrovascular: doenças nas carótidas e nos troncos supra-aórticos, responsáveis por Acidentes Isquémicos Transitórios (AIT), Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), e Insuficiência Cerebro Vascular (ICV) - tratadas por cirurgia carotídea (“endarterectomia” - TEA), enxertos e bypasses anatómicos e extra-anatómicos.
insuficiência arterial periférica: obstrução arterial com dor à marcha (claudicação intermitente), défices circulatórios (isquemia), com risco de feridas, gangrena e amputação dos membros – tratada através de bypasses e enxertos arteriais (revascularização) por via convencional ou endovascular.
aneurismas (dilatação das artérias): aorta abdominal (AAA), artérias viscerais, renais e periféricas (ilíacas, femorais, popliteias) – tratados com recurso a proteses, enxertos e bypasses por via convencional ou endovascular.
hipertensão renovascular (estenose das artérias renais) – tratada com bypass renal ou angioplastia por via convencional ou endovascular.
traumatismos e tromboses arteriais – correção (reconstrução vascular), desobstrução (TEA), embolectomias e tromboembolectomias.
doenças e fenómenos vasoespásticos: tratadas por simpaticectomia lombar e cervicodorsal.
lesões iatrogénicas causadas por técnicas invasivas (cateterismo).
malformações congénitas e pós-traumáticas.

- DOENÇAS NAS VEIAS:
VARIZES dos membros inferiores (unilaterais e bilaterais): laqueação e/ou excisão das veias safenas internas ou externas, veias perfurantes e trajectos varicóticos – por abordagem convencional, minimamente invasiva, ou por radiofrequência.
úlceras venosas (“úlcera varicótica” e feridas).
trombose venosa profunda (TVP).
tromboflebites (trombose venosa superficial – TVS).
sindrome pós-trombótico (SPT) - enxertos e bypasses venosos, transplante de válvulas.
enxertos cutâneos (tratamento de feridas e úlceras varicóticas).
escleroterapia (“secagem”) para tratar derrames, aranhas vasculares, telangectasias e varizes reticulares.

 

ACESSOS VASCULARES para: quimioterapia - nutrição parenteral - hemodiálise

INSUFICIÊNCIA e EDEMA LINFÁTICO

HIPERHIDROSE e ACROCIANOSE - simpaticectomia lombar e cervico-dorsal

 

CONSULTAS:
Consultas de Angiologia e Cirurgia Vascular (doenças nas artérias, veias e linfáticos). Exames Vasculares (EcoDoppler, Oximetria, Transiluminação). Aconselhamento clínico. Informação e programação de cirurgias (CIRURGIA ARTERIAL e VENOSA). Feridas. Escleroterapia (“secagem”) cosmética. Avaliação e monitorização pós-operatória. Pequenas cirurgias. Reabilitação vascular.

Paulo Gonçalves Dias, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Ricardo Castro Ferreira, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação
Roger Rodrigues, Dr. Ver CV Diferenciação Marcação

Acordos

Imprimir

Telefone Geral

253 140 700

05 março 2020

Cancro do pulmão: abordagem multidisciplinar

26 fevereiro 2020

Prevenir o enfarte e o AVC, é possível?

24 fevereiro 2020

Cirurgia da Catarata