A Cirurgia Vascular é uma especialidade médico-cirúrgica, que se dedica ao estudo clínico e imagiológico da patologia vascular – i.e., das doenças nas artérias, veias e linfáticos –, e de todos os fenómenos com impacto no sistema circulatório. Tem como missão, proteger e manter a qualidade dos vasos sanguíneos, para que cumpram a sua função na circulação. Quando necessário, proceder à sua reparação ou construir alternativas que garantam um fluxo de sangue fisiológico, compatível com a qualidade de vida.
A Cirurgia Vascular do Trofa Saúde em Braga Centro oferece um elevado nível de meios e competências técnicas para o diagnóstico e tratamento da patologia vascular, distinguindo-se pela excelência dos seus cuidados médicos e assistenciais, designadamente para:
• avaliar e tratar as múltiplas causas de insuficiência arterial, venosa e linfática, responsáveis pelos quadros de “má-circulação”;
• corrigir as lesões vasculares, evitando as suas complicações graves e/ou fatais: hemorragia, embolia, trombose, isquemia e gangrena;
• reparar e reconstruir as artérias obstruídas (revascularização) para restaurar a circulação, curar as feridas e evitar as amputações;
• evitar as mortes associadas à rotura de aneurismas;
• identificar a natureza e extensão da insuficiência venosa – varizes, tromboses, e síndromes pós-trombóticos – e definir a melhor opção terapêutica;
• tratar as varizes, eliminando o refluxo e a hipertensão venosa nos membros inferiores, além dos cuidados cosméticos no tratamento de derrames, telangectasias e varizes reticulares;
• avaliar e tratar os fenómenos e as doenças vasospásticas;
• acessos vasculares para intervenções diagnósticas e terapêuticas;
• valorizar a abordagem multi-disciplinar na avaliação, tratamento e reabilitação dos doentes;
• prevenir e corrigir os fatores de risco cardiovascular;
• promover hábitos de vida saudáveis, o exercício físico e mental, para proteger e estimular o sistema circulatório.
DIFERENCIAÇÃO:
Consultas e exames (EcoDoppler, Angiodinografia, Oximetria, Angio-TAC/RM, Angiografia), para o diagnóstico e tratamento das doenças vasculares, designadamente:
- DOENÇAS NAS ARTÉRIAS:
insuficiência cerebrovascular: doenças nas carótidas e nos troncos supra-aórticos, responsáveis por Acidentes Isquémicos Transitórios (AIT), Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), e Insuficiência Cerebro Vascular (ICV) - tratadas por cirurgia carotídea (“endarterectomia” - TEA), enxertos e bypasses anatómicos e extra-anatómicos.
insuficiência arterial periférica: obstrução arterial com dor à marcha (claudicação intermitente), défices circulatórios (isquemia), com risco de feridas, gangrena e amputação dos membros – tratada através de bypasses e enxertos arteriais (revascularização) por via convencional ou endovascular.
aneurismas (dilatação das artérias): aorta abdominal (AAA), artérias viscerais, renais e periféricas (ilíacas, femorais, popliteias) – tratados com recurso a proteses, enxertos e bypasses por via convencional ou endovascular.
hipertensão renovascular (estenose das artérias renais) – tratada com bypass renal ou angioplastia por via convencional ou endovascular.
traumatismos e tromboses arteriais – correção (reconstrução vascular), desobstrução (TEA), embolectomias e tromboembolectomias.
doenças e fenómenos vasoespásticos: tratadas por simpaticectomia lombar e cervicodorsal.
lesões iatrogénicas causadas por técnicas invasivas (cateterismo).
malformações congénitas e pós-traumáticas.
- DOENÇAS NAS VEIAS:
VARIZES dos membros inferiores (unilaterais e bilaterais): laqueação e/ou excisão das veias safenas internas ou externas, veias perfurantes e trajectos varicóticos – por abordagem convencional, minimamente invasiva, ou por radiofrequência.
úlceras venosas (“úlcera varicótica” e feridas).
trombose venosa profunda (TVP).
tromboflebites (trombose venosa superficial – TVS).
sindrome pós-trombótico (SPT) - enxertos e bypasses venosos, transplante de válvulas.
enxertos cutâneos (tratamento de feridas e úlceras varicóticas).
escleroterapia (“secagem”) para tratar derrames, aranhas vasculares, telangectasias e varizes reticulares.
ACESSOS VASCULARES para: quimioterapia - nutrição parenteral - hemodiálise
INSUFICIÊNCIA e EDEMA LINFÁTICO
HIPERHIDROSE e ACROCIANOSE - simpaticectomia lombar e cervico-dorsal
CONSULTAS:
Consultas de Angiologia e Cirurgia Vascular (doenças nas artérias, veias e linfáticos). Exames Vasculares (EcoDoppler, Oximetria, Transiluminação). Aconselhamento clínico. Informação e programação de cirurgias (CIRURGIA ARTERIAL e VENOSA). Feridas. Escleroterapia (“secagem”) cosmética. Avaliação e monitorização pós-operatória. Pequenas cirurgias. Reabilitação vascular.