Skip to main content

Ortodontia: A importância do uso de aparelho dentário para melhorar estética e função

publicado em 15 Jun. 2018

A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dentárias e dos maxilares. A primeira avaliação de Ortodontia deve ser feita por volta dos seis anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos.

 

O tratamento ortodôntico tem objetivo não só de melhorar a estética da face e do sorriso, como também de melhoria da higiene dentária, diminuição do risco de cáries e inflamações gengivais.

 

O correto alinhamento dos dentes e o seu encaixe perfeito promove uma boa função mastigatória, muscular e articular dos maxilares, com benefícios na saúde geral. A causa dos problemas ortodônticos pode ser hereditária, ambiental (hábitos de sucção de chupeta ou dedo prolongados, respiração bucal ou perda precoce de dentes de leite) ou uma combinação de ambas.

 

É possível intersetar alguns destes problemas em idades precoces como é o caso das mordidas abertas ou mordidas cruzadas, que correspondem a formas erradas de encaixe dos maxilares. No entanto, é na adolescência que se faz a maioria dos tratamentos ortodônticos, altura de crescimento e em que a dentição definitiva está completa. Também os adultos podem fazer correções ortodônticas, muito frequentemente feitas para a gestão de espaços prévia à colocação de próteses ou implantes.

 

O tempo de tratamento varia sempre com o tipo de problema existente e da dificuldade do tratamento a efetuar. No entanto, um tratamento ortodôntico com aparelho fixo dura, em média, 24 meses. No final é necessário usar os aparelhos de contenção a fim de evitar recidivas isto é, que os dentes voltem para a posição inicial.

 

Atualmente existe uma grande variedade de aparelhos fixos e removíveis. Todos podem provocar algum desconforto nas primeiras horas após serem colocados ou ajustados, incómodo esse que desaparece ao fim de pouco tempo. Os aparelhos auto ligados diminuem um pouco esse desconforto.

 

É também de salientar que alguns problemas podem não estar só associados a dentes mas também à má posição ou mau crescimento dos maxilares. Estas situações não são corrigidas apenas com aparelhos mas também com cirurgias aos ossos dos maxilares, para encontrar uma harmonia total da face e dos maxilares em relação ao crânio. Para isso, é necessária a colaboração do cirurgião maxilo-facial.

 

Estas e outras questões podem ser esclarecidas na consulta de Ortodontia do serviço de Medicina Dentária do Trofa Saúde Hospital. Todos os profissionais têm formação numa área diferenciada da Medicina Dentária, permitindo o acesso fácil a tratamentos que, muitas vezes, exigem multidisciplinariedade.

 

No Trofa Saúde Hospital a consulta de Medicina Dentária está disponível em horário alargado e é garantida por médicos dentistas experientes e dedicados. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com o nosso corpo clínico.