Nos dias 8 e 9 de novembro, decorreram as II Jornadas de Medicina Interna, no Trofa Saúde Gaia. Esta que já é a sua segunda edição, é um fórum de excelência para a partilha de experiências, conhecimentos e abordagens multidisciplinares no tratamento de patologias prevalentes. Com um programa diversificado o evento fomentou debates enriquecedores entre os especialistas presentes, integrando distintas perspetivas clínicas e científicas.
Na primeira mesa do dia, foram destacados três pilares essenciais no gestão das doenças cardiovasculares sob a moderação do Dr. Luís Monteiro Dias. Este painel contou com as apresentações do Dr. Pedro Lopes, que abordou a Farmacologia; da Dr.ª Filipa Canário de Almeida, com a perspetiva da Cardiologia; e do Prof. Doutor Luciano Pereira, que trouxe valiosos insights da Nefrologia.
Ainda durante a manhã, decorreu um Simpósio, com o apoio da Bayer, onde foram destacadas as aplicação práticas das inovações cardiovasculares, demonstrando o impacto positivo na qualidade dos cuidados de saúde.
Durante a tarde, o foco foi o Acidente Vascular Cerebral (AVC), numa abordagem integrada moderada pela Dr.ª Vanessa Machado. O painel abordou desde a via verde e cuidados na fase aguda, apresentados pela Dr.ª Luísa Fonseca, ao papel crucial da neurorradiologia, explicado pelo Dr. José Amorim, até à reabilitação intensiva pós-AVC, detalhada pela Dr.ª Vanessa Roque
A segunda mesa da tarde iniciou abordou o tema Doenças Respiratórias, moderada pelo Dr. Luís Carvalho. As apresentações incluíram a atualização sobre DPOC e a importância da vacinação, com a Dr.ª Daniela Alves; uma análise crítica sobre o diagnóstico de SAOS e Síndrome Obesidade-Hipoventilação, com a Dr.ª Sílvia Correia; e estratégias de abordagem para a Doença Pulmonar Intersticial, conduzidas pelo Dr. Rui Rolo.
O dia encerrou com um Simpósio, com o apoio da GSK, que reforçou a importância da vacinação em adultos, destacando a prevenção como eixo fundamental da saúde.
Estas II Jornadas de Medicina Interna reafirmaram o compromisso da rede Trofa Saúde com a formação contínua e a excelência clínica, contribuindo para práticas que impactam diretamente a qualidade de vida dos doentes.