Skip to main content

Colostro: o que é e quais os benefícios?

publicado em 09 Set. 2022

“É um leite altamente concentrado, cheio de proteínas e rico em nutrientes, por isso, mesmo que seja pouco, pode fazer toda a diferença na pequenina barriga do seu bebé.”

O colostro é chamado de ouro líquido, não apenas por ser amarelo, mas por tratar-se do primeiro leite produzido, começando a ser gerado entre as 12 e 18 semanas de gravidez e continuando durante os primeiros dias após o nascimento do bebé.

 

É um leite altamente concentrado, cheio de proteínas e rico em nutrientes, por isso, mesmo que seja pouco, pode fazer toda a diferença na pequenina barriga do seu bebé. É composto por fatores imunológicos, proteínas, açúcares e gorduras, por isso é chamado muitas vezes de “primeira vacina do bebé”.

 

O primeiro leite materno, para além de ser rico em eletrólitos e zinco, tão importantes para apoiar o rápido desenvolvimento do cérebro do recém-nascido, é de fácil digestão, contribui para o desenvolvimento do sistema gastrointestinal, favorece o estabelecimento de uma microbiota intestinal benéfica e ajuda ainda a prevenir níveis baixos de açúcar no sangue. Tendo deixado a proteção do corpo da mãe, o bebé precisa de estar preparado para novos desafios no mundo que o rodeia.

 

O colostro, além de proteger as perturbações do estômago, também atua como um laxante e a remoção precoce do mecónio (fezes escuras e pegajosas) ajuda a reduzir a icterícia e a esvaziar os intestinos de tudo o que ingeriu enquanto estava no ventre da mãe.

Qual é a quantidade certa?

A amamentação durante a primeira hora de vida fornece uma grande quantidade de colostro que protege e satisfaz o seu bebé. Após o nascimento, o seu estômago é ainda muito pequeno, por isso o que pode parecer uma pequena quantidade será uma grande refeição. Se por algum motivo o seu bebé não puder mamar durante as primeiras horas, deve retirar o colostro para depois poder alimentá-lo.

 

No primeiro dia, a maioria dos bebés bebe cerca de 30 ml de leite, dividido em várias mamadas. A quantidade de leite ingerida pelo bebé vai aumentando, sendo que o colostro vai prepará-lo para as mamadas maiores dos dias seguintes que, gradualmente, vão satisfazendo as necessidades do seu pequeno estômago. No quarto dia, a maioria dos bebés vai estar a beber colostro misturado com leite maduro.

Colostroterapia

O colostro é importante para todos os bebés, especialmente para bebés prematuros. Para estes bebés e em algumas neonatologias a Colostroterapia é uma prática comum. A terapia pode começar assim que a mãe produz e coleta o colostro, de seguida é colocada uma pequena quantidade de colostro na parte interna da bochecha do bebé com o auxílio de uma seringa e, dessa forma, a mucosa oral absorve e inicia uma reação em cadeia, estimulando todo o sistema imunológico do bebé.

Neste Dia Mundial da Grávida salienta-se a importância do colostro como primeiro alimento para todos os bebés e, embora esteja disponível em pequenas quantidades, é um alimento muito poderoso!