Skip to main content

Simples Gripe ou algo mais?

publicado em 21 Nov. 2018

Vem aí o Inverno! Para alguns animais, hibernar é a solução, para nós não! Encaremos então a pergunta enunciada e passemos a explicá-la de forma simples.

A gripe é uma infeção respiratória provocada por vírus, originando sintomas como corrimento ou congestão nasal, espirros (muitas vezes designada como “constipação”), tosse com ou sem expetoração, febre (tipicamente entre 38 a 40ºc e até 3 dias), calafrios, dores musculares, dores de cabeça, dores de garganta, cansaço, perda de apetite e dor torácica.

Habitualmente é limitada no tempo (apesar de, por exemplo, a tosse poder arrastar-se até um mês como mecanismo natural de defesa), carece de prevenção através da vacinação contra a gripe, e tratamento sintomático com medicamentos como o paracetamol para baixar a temperatura e aliviar as dores, ou anti-histamínicos para descongestionar o nariz ou minimizar possíveis alergias.

 

É importante reforçar a ideia de que não se trata com antibióticos uma infeção vírica, nem deve ser feita automedicação antes de uma avaliação médica. Veja a problemática da resistência aos antibióticos, se usados de forma incorreta.

 

Porquê algo mais? Esse é o desafio do diagnóstico diferencial que nos cabe numa avaliação médica, porque todos os sintomas referidos são inespecíficos, podendo também estar presentes nas infeções respiratórias provocadas por bactérias como, por exemplo, na pneumonia ou sinusite bacteriana aguda. Aqui sim, a prescrição de antibióticos é necessária. Exames auxiliares de diagnóstico como análises ao sangue e radiografia do tórax são habitualmente necessários e realizados na urgência.

 

É importante realçar que uma simples gripe pode levar à descompensação, agravamento ou agudização de doenças crónicas como a insuficiência cardíaca, asma ou doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), carecendo de tratamento médico especializado.

 

De notar também que em pessoas com doenças crónicas e comorbilidades, idosos, crianças ou grávidas, as defesas do organismo estão mais comprometidas e os sintomas podem ser menos típicos (por exemplo confusão, prostração, vómitos, diarreia), sendo um desafio na avaliação clínica como também mais suscetíveis a possíveis complicações.

 

Questione-se se tem uma febre de 4 dias, uma expetoração esverdeada, uma dor torácica que agrava com a respiração, uma falta de ar que não o deixa respirar, um cansaço que persiste, uma vontade de deixar de fumar, de gerir melhor a minha doença e otimizar o meu tratamento, uma dúvida sem resposta, e esclareça-se connosco. No Trofa Saúde Hospital encontra médicos de Medicina Geral e Familiar 24h por dia, 7 dias da semana e 365 dias do ano no Serviço de Urgência.

 

Não hiberne! Beba água, alimente-se de acordo com dieta mediterrânica e roda dos alimentos, faça exercício físico, vacine-se, respire de forma saudável com um sorriso e inspire-se na avaliação realizada por parte da nossa equipa de saúde, quer na consulta externa, quer na urgência, para assegurar-se que é só uma simples gripe e não uma complicação da sua doença crónica ou infeção respiratória mais grave.