Skip to main content

Gastrenterologia diferenciada

publicado em 20 Dez. 2017

A colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, ou CPRE, é uma técnica minimamente invasiva utilizada para estudar os canais biliares, o canal do pâncreas e a vesícula biliar. Os canais biliares, são os canais de drenagem do fígado para o intestino e o canal pancreático é o canal de drenagem do pâncreas para o intestino.

 

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DA CPRE?

Os cálculos (“pedras”) localizados nos canais biliares são a indicação mais frequente.
Estes cálculos são diagnosticados em associação com os cálculos na vesícula, em 10% a 15% dos doentes. A CPRE é um tratamento de primeira linha nesta situação, sendo eficaz em mais de 95 % dos doentes, em centros com endoscopistas experientes e com tecnologia avançada.

 

A CPRE é habitualmente realizada após o doente ter realizado um ou mais exames de imagem que confirmam a necessidade desta intervenção (ecografia, TC, RMN ou ecoendoscopia).

 

Outra indicação relativamente frequente é no tratamento de tumores que comprimam as vias biliares, tais como os tumores pancreáticos ou das vias biliares. Nestas doenças os doentes podem desenvolver uma tonalidade de pela amarelada (icterícia) e comichão (prurido), resultantes da compressão destes canais. A CPRE através da colocação de próteses nas vias biliares, permite a resolução da icterícia, permitindo uma drenagem eficaz da bile para o intestino.

 

QUE PREPARAÇÃO É NECESSÁRIA?
Todos os doentes referenciados para CPRE são avaliados numa consulta de endoscopia de intervenção, pelo médico de endoscopia de intervenção responsável pela técnica.
Deverá estar em jejum de pelo menos 6 horas (preferencialmente incluindo a noite), de forma assegurar que o estômago se encontra sem alimentos.

 

O QUE DEVO ESPERAR DURANTE A CPRE?
A CPRE é realizada sob sedação profunda administrada por um médico anestesista. O procedimento é realizado numa sala de RX (fluoroscopia); habitualmente ficará deitado de barriga para baixo numa mesa de RX.

 

O QUE ESPERAR APÓS A CPRE?
Habitualmente os doentes submetidos a CPRE ficam internados cerca de 24 horas. Em casos pontuais, estes poderão ter alta no final do dia, devendo nesse caso serem acompanhados por alguém até casa.

 

O QUE É A ECOENDOSCOPIA?
A ecoendoscopia é um exame diagnóstico/técnica minimamente invasiva utilizada para examinar a parede do tubo digestivo alto (esófago, estômago e duodeno), bem como a parede do colon e reto.
Esta técnica permite ainda observar os órgãos que se encontram na vizinhança do tubo digestivo, tais como os pulmões, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

 

QUAIS SÃO AS INDICAÇÕES DA ECOENDOSCOPIA?

Lesões sub-epiteliais
A indicação mais frequente é a avaliação de lesões sub-epiteliais diagnosticadas no decorrer de uma endoscopia digestiva alta ou colonoscopia. A ecoendoscopia permite perceber a origem precisa da lesão na parede do tubo digestivo e estabelecer um diagnóstico provável, bem como uma orientação adequada.

 

Tumores
Outra indicação frequente é nos tumores do pulmão, esófago, estômago, pâncreas e reto.
Nestes tumores a ecoendoscopia permite determinar a extensão do tumor na parede, bem como avaliar se há extensão para os gânglios linfáticos adjacentes ao tumor. Em alguns casos o médico Gastrenterologista, poderá ter a necessidade de realizar uma biópsia para ajudar o médico oncologista a definir o esquema de tratamento.

 

Outras
Existem outras indicações tais como avaliação de doenças da região ano-retal, tais como incontinência, abcessos e fístulas, entre outras.

 

QUE PREPARAÇÃO É NECESSÁRIA?
Para a ecoendoscopia do tubo digestivo alto, deverá estar em jejum de pelo menos 6 horas (preferencialmente incluindo a noite), de forma assegurar que o estômago se encontra sem alimentos. Para a ecoendoscopia do colon/reto, deverá realizar uma preparação de colonoscopia.

 

A ecoendoscopia é realizada sob sedação profunda administrada por um médico anestesista. A duração do exame é variável, em função da complexidade da indicação e dos achados, mas habitualmente dura menos de 60 minutos.

 

O QUE ESPERAR APÓS A ECOENDOSCOPIA?
Habitualmente os doentes submetidos a ecoendoscopia ficam no recobro entre 30 a 60 minutos após o procedimento.

 

Marcações e mais informações através do número 229 980 900 ou na receção da nossa unidade.