Skip to main content

Soraia Araújo, Dra.

OPP26431
português ( pt)

Diferenciação

Psicologia da infância e da adolescência, Avaliação e intervenção psicológica com crianças e adolescentes, Psicologia da educação, Psicologia do desenvolvimento, Orientação escolar e vocacional, Parentalidade

Doenças

Perturbação do desenvolvimento intelectual, 

Perturbação do espectro do autismo, 

Perturbação de hiperactividade/défice de atenção (PHDA), 

Dificuldades de aprendizagem/perturbação específica da aprendizagem, 

Perturbações da comunicação, 

Comportamento e autorregulação, 

Competências socioemocionais, 

Uso problemático de ecrãs/dependência de jogos e/ou redes sociais, 

Ansiedade, humor e ajustamento/adaptação escolar, 

Métodos de estudo, 

Orientação escolar e vocacional, 

Parentalidade e divórcio

Consultas

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica
Prémios e bolsas

2022 até ao momento – Doutoramento em Psicologia pela Universidade do Minho

 

2018 a 2020 – Mestrado em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho

 

2015 a 2018 – Licenciatura em Psicologia pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Cursos de Formação Profissional/Workshops:

2024 – Curso “Actividades e Ferramentas – Ciclo ” “Pedagogia na era digital (3ª Edição)”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2024 – Curso “Assistentes virtuais na aprendizagem com recurso à IA”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2024 – Curso “Áudio com recurso à IA”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2024 – Curso “Vídeo com recurso à IA””, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2023 – Curso “Intervenção Psicológica com Pessoas Refugiadas e Requerentes de Asilo”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2023 – Formação “Apresentações Tecnológicas”, organizado pela Iniciativa Educação

2023 – Formação “Focus Group”, organizado no Grupo de Investigação em Problemas de Comportamento e Aprendizagem, do Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira, do Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi), da Universidade do Minho

2022 – Curso “Neuropsicologia Infantil”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2022 – Curso “Promoção da Inteligência Emocional nas Crianças”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2022 – Curso “Perturbação do Espectro do Autismo”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2022 – Curso “Estratégias para trabalhar com estudantes cegos e de baixa visão (5.ª Edição)”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Curso “Estratégias para trabalhar com estudantes surdos (4ª Edição)”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Curso “Estratégias de intervenção nas deficiências musculoesqueléticas (4ª Edição)”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Curso “Comunicação Interprofissional e Partilha de Informação”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “O Profissional no Âmbito dos Cuidados Paliativos”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “Intervenção Psicológica em Problemas Ligados ao Álcool”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “Intervenção Psicológica Com Pessoas LGBTQ”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “Intervenção Psicológica com Adultos Mais Velhos”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “Intervenção com Crianças e Jovens em Risco”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “Implementação de Serviços de Psicologia em Unidades de Saúde do SNS”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “Orientações para a Prática da Supervisão”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “Prestação de Serviços de Psicologia Mediados por Tecnologias da Informação e da Comunicação”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “Literacia em Saúde, O Papel do Psicólogo”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Curso “Gestão do Tempo”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Curso “Ansiedade, quem és tu?”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Curso “Como cuidar da saúde mental”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Curso “Vamos falar de Dislexia”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Curso “Estratégias de intervenção na dislexia”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Curso “Repensar a avaliação”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Curso “A tecnologia será uma solução?”, organizado pelo Instituto Politécnico de Leiria

2022 – Webinar “Intervenção Psicológica na Paralisia Cerebral”, organizado pelo Instituto CRIAP

2022 – Webinar “Intervenção Precoce na Infância em Portugal: Relevância e especificidades”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Webinar “Necessidades Educativas Especificas: Passado, presente e futuro”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Webinar “Psicologia da Educação: Contextos e possibilidades de atuação”, organizado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2022 – Webinar “Estratégias para uma parentalidade mais eficaz e positiva”, organizado pelo ForYourMind

2022 – Webinar “Divórcio: Como facilitar a adaptação da criança e potenciar os recursos dos pais?”, organizado pelo ForYourMind

2022 – Webinário “Intervenção Psicossocial nas Adições Químicas em contexto de rua”, organizado pelo ForYourMind

2022 – Webinário “Desenvolvimento Socioemocional da Criança”, organizado pelo ForYourMind

2021 – Webinário “A Aprendizagem e o Ensino da Leitura”, organizada pela Iniciativa Educação

 

2020 – Curso “Kit Básico de Saúde Mental”, organizado pela ManifestaMente

2020 – Workshop “Dificuldades de Leitura e Escrita”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2020 – Workshop “Consciência Fonológica: Princípios Básicos”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2020 – Workshop “Entender Autismo”, organizado pela Associação Vencer Autismo

2020 – Workshop “Orientação Vocacional”, organizado pela Rede de Psicólogos de Vila Nova de Famalicão

2019 – Workshop “Pensar e Agir Global”, organizado pela Rede de Psicólogos de Vila Nova de Famalicão

2019 – Workshop “O Uso do Feedback: Implicações para a Aprendizagem e Desenvolvimento Vocacional”, organizado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão

2018 – Curso “Psicologia da Maternidade”, organizado pela MDC – Psicologia & Formação

2018 – Curso “Orientação Vocacional”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2018 – Curso “(In)Sucesso Escolar: Métodos de Estudo”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2018 – Curso “Dificuldades de Aprendizagem: Avaliação e Intervenção”, organizado pela MDC Psicologia & Formação

2018 – Curso “A Importância do Brincar: Compreender para Estimular”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2018 – Workshop “Um Olhar sobre a Sobredotação”, organizado pela MDC Psicologia & Formação

2018 – Workshop “Promoção da Atenção/Concentração nas Crianças”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2018 – Workshop “A Ciência da Cognição”, organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

2018 – Workshop “O Choro do Bebé”, organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

2018 – Workshop “Perturbações do Desenvolvimento em Contexto de Sala de Aula”, organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

2017 – Curso “Promoção de Competências Sociais em Crianças e Jovens”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2017 – Curso “Promoção da Autoestima em Crianças e Adolescentes”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2017 – Curso “Introdução ao Desenvolvimento Infantil: Como Estimular?”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2017 – Curso “Desenho Infantil: Interpretar para Intervir”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2017 – Workshop “Intervenção Psicopedagógica com Crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE)”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2017 – Workshop “Prevenção de Comportamentos de Risco em Contexto Escolar”, organizado pela MDC Psicologia & Formação

2017 – Workshop “Estratégias de Motivação/Prevenção do Insucesso Escolar”, organizado pela MDC Psicologia & Formação

2017 – Workshop “Como lidar com a Indisciplina na Sala de Aula”, organizado pela MDC Psicologia & Formação

2017 – Workshop “Compreender a Hiperactividade”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2017 – Workshop “As Crianças e a Inteligência Emocional”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2017 – Workshop “Inteligência Emocional”, organizado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

2017 – Workshop “Psico-Oncologia”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2017 – Workshop “Intervenção em Agressores”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2016 – Workshop “Ciúme Patológico (Síndrome de Otelo)”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2016 – Workshop “Bullying – Compreender para Identificar e Agir”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2016 – Workshop “Abuso Sexual: Compreender o Fenómeno”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2016 – Workshop “As Crianças e o Divórcio”, organizado pela ReConstruir – Psicologia e Desenvolvimento Pessoal

2016 – Workshop “Avaliação Psicológica com o Inventário de Sintomas Psicopatológicos (BSI)”, organizado pela MDC Psicologia & Formação

2015 – Workshop “Autismo e o Son-Rise Program”, organizado pela Associação “Vencer Autismo”

2020 até ao momento – Colaboradora científica, organizacional e administrativa do Programa de Intervenção “AaZ – Ler Melhor, Saber Mais” (Iniciativa Educação, Iniciativa Educação, Teresa e Alexandre Soares dos Santos)

2019 até ao momento – Membro do Grupo de Investigação em Problemas de Comportamento e Aprendizagem (Laboratório de Aprendizagem, Instrução e Carreira, do Centro de Investigação em Psicologia, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal)

2020 a 2021 – Psicóloga Júnior [Estágio Profissional – Ano Profissional Júnior (Ordem dos Psicólogos Portugueses)] − (APsi – Associação de Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal)

2019 a 2020 – Psicóloga (Estagiária; Estágio Curricular) − Colégio ALFACOOP – Externato Infante D. Henrique, Braga, Portugal

2019 a 2020 – Colaboradora de Investigação (Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Braga, Portugal)

Publicação de Artigos Científicos:
Araújo, S., Lopes, J., & Oliveira, C. (em revisão). Reading fluency growth and dosage effects in an intervention program for second-grade struggling readers. Reading and Writing.

Araújo, S., Lopes, J., & Oliveira, C. (2025). Interventions for students with or at risk for reading difficulties in grades K-2: A systematic review. Early Education and Development, 1–46. https://doi.org/10.1080/10409289.2025.2512609

Oliveira, C., Ozorio, S., Gomes, V., Araújo, S., & Lopes, J. (2025). Sex education for individuals with intellectual development disorder (IDD): A scoping review. Education Sciences, 15(6). https://doi.org/10.3390/educsci15060685

Publicação de Capítulos de Livros:
Felder, M., Ahrbeck, B., Anastasiou, D., Araújo, S., Leon-Himmelstine, C., Lopes, J., Oliveira, C. R., Samuels, F., Schneiders, K., & Veerman, P. (2022). Students’ mental health issues in Europe and other countries. Em J. M. Kauffman & J. Badar, Navigating students’ mental health in the wake of COVID-19: Using public health crises to inform research and practice. Routledge.

Publicação de Textos de Apoio (desenvolvidos no âmbito do Programa de Intervenção “AaZ – Ler Melhor, Saber Mais”):
Araújo, S., & Oliveira, C. (2025). Entre vírgulas e pontos: O papel da pontuação na compreensão da leitura. Iniciativa Educação. (em publicação)

Araújo, S., & Oliveira, C. (2025). Ler em papel ou no ecrã? A influência do tipo de suporte e da estrutura do texto na localização de informação durante a leitura. (em publicação)

Araújo, S., & Oliveira, C. (2025). Ler para escrever, escrever para ler: O impacto do ensino integrado da leitura e escrita nas competências de escrita, conhecimento discursivo, planeamento, linguagem oral e ortografia. Iniciativa Educação. (em publicação)

Araújo, S., & Oliveira, C. (2025). A magia das linhas: Sabia que escrever em folhas pautadas melhora a caligrafia das crianças?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2025). De palavra em palavra se constrói o saber: Aumentar o vocabulário e o conhecimento de conteúdo na educação pré-escolar. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2025). Palavras que contam: O papel do vocabulário na aprendizagem da matemática. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2025). Dos 8 aos 23 anos: Um olhar longitudinal sobre a influência de factores cognitivos, motivacionais e parentais na fluência de leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2025). Escrever para ler? O papel do conhecimento ortográfico na evolução da leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). Além dos primeiros anos de escola: Uma perspectiva longitudinal sobre a interação entre as competências de leitura, linguísticas e metacognitivas. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). O desenvolvimento da literacia em idade pré-escolar: Como motivar e envolver as crianças em atividades de escrita. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). O desenvolvimento da literacia em idade pré-escolar: Estratégias de gestão da sala de aula para motivar e envolver as crianças em atividades de escrita. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). Intervenções multicomponentes nas dificuldades de leitura: Um guia para professores. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). Do lápis ao papel: Estimular as competências de escrita na pré-escola. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). Um olhar sobre a relação entre desempenho e ensino da leitura no 1.º ano de escolaridade. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). Intervir nas dificuldades de leitura: O impacto da intervenção em consciência fonémica, conhecimento das correspondências grafo-fonológicas e descodificação. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). Escrever para aprender: A relação entre o apoio na escrita e a aquisição inicial de literacia e vocabulário em crianças com vulnerabilidades linguísticas. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). Palavras com significado: A influência da consciência morfológica na compreensão da leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). Textos contínuos ou listas de palavras? O impacto do material de leitura na fluência e motivação para a leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2024). O impacto psicológico das dificuldades de aprendizagem. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2023). O papel do ensino dos pronomes na compreensão da leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2023). Como aumentar a compreensão da leitura de alunos de língua não materna. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2023). Integrar a instrução de vocabulário no ensino do conhecimento ortográfico: Benefícios para a aprendizagem e gestão do tempo de ensino. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2023). Vocabulário: Sabia que as crianças quando estabelecem relações pessoais com as palavras aprendem mais?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2023). Como fornecer retorno aos alunos durante a leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2023). Ler para aprender: A importância de integrar a leitura no ensino de conteúdo. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2023). Estimular discussões temáticas a partir da leitura: Métodos de selecção de livros ilustrados. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2023). Tenho alunos com dificuldades de leitura. E agora?”: Conhecimentos-chave para intervir, eficazmente, nas dificuldades de leitura. Iniciativa Educação

Araújo, S., & Oliveira, C. (2023). Tenho alunos com dificuldades de leitura. E agora?”: Estruturação de uma aula de apoio à aprendizagem da leitura. Iniciativa Educação

Araújo, S., & Oliveira, C. (2023). Despertar a magia da leitura: Um guia para professores na promoção do envolvimento dos alunos na aprendizagem da leitura. Iniciativa Educação

Araújo, S., & Oliveira, C. (2023). Aprender a brincar: Serão os brinquedos de relaxamento uma ferramenta de apoio à aprendizagem ou uma distração?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Oliveira, C. (2023). A importância do conhecimento lexical na leitura e escrita: Um estudo sobre estratégias de intervenção com crianças do 2.º ano de escolaridade. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Um olhar sobre a evolução da Ciência da Leitura: da Perspectiva Simples à Perspectiva Activa da Leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). O impacto das dificuldades de leitura no bem-estar das crianças: do baixo auto-conceito à ansiedade e depressão. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Modelo do Conhecimento Multidimensional na Compreensão de Texto: A importância do conhecimento prévio na compreensão da leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Compreensão da leitura e conhecimento matemático. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Como motivar os alunos para a leitura?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). A influência da linguagem oral na compreensão da leitura: Compreensão oral vs. vocabulário, consciência sintáctica e consciência morfológica. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Compreensão da leitura: A importância de aprender e ensinar a estabelecer inferências. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Será que o desempenho de leitura influencia a percepção dos professores acerca do comportamento dos alunos?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Processamento fonológico e matemática: Uma relação?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Como analisar e selecionar textos para os alunos. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). A importância do diálogo e do retorno no desenvolvimento da linguagem. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Dígrafos e sílabas complexas: Um olhar sobre os erros de leitura no Português. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Como utilizar a estrutura do texto para o compreender. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Consciência fonológica e instrução fónica: Nove conhecimentos-chave para um ensino eficaz da leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Oito princípios fundamentais acerca da instrução fónica. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Qual é o tema do texto?: Promover a compreensão da leitura a partir da formulação de temas. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). A influência dos objetivos sociais dos professores na relação com os alunos. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2022). Será que as dificuldades de leitura estão associadas a tipos específicos de ansiedade?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Modelo das Vias Morfológicas: A importância da morfologia na leitura e escrita. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). O efeito da consciência morfológica na compreensão da leitura mudará em função da idade e da capacidade de compreensão dos alunos?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Conhecimento ortográfico vs. Inteligência e consciência fonológica. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Ler com prosódia: Como as crianças desenvolvem esta capacidade?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Que intervenções são eficazes na fluência de leitura?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Tornar-se um leitor proficiente: Ir além do conhecimento fónico. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Linguagem vs. funções executivas: Qual prediz a compreensão da leitura?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Que fatores influenciam o desenvolvimento da compreensão da leitura?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Qual é o papel do conhecimento prévio na compreensão da leitura?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). O papel da instrução fónica nas fases iniciais de aprendizagem da leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Valerá a pena continuar a ensinar os alunos a escrever?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Educação e Covid-19: O impacto do encerramento das escolas na leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Qual é o impacto dos objetivos de revisão de conteúdo no comportamento de revisão e desempenho na escrita?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Um olhar sobre a ciência do ensino da compreensão da leitura. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Qual é a influência da consciência supra-segmental nas fases iniciais de aprendizagem da leitura?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Ler histórias aos filhos antes de dormir: Estarão os pais a apoiar a aprendizagem de vocabulário?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Intervir nas dificuldades de aprendizagem da escrita: Será a intervenção “combinação de frases” eficaz?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Leitura e escrita de palavras com mais de uma sílaba: O papel da fonologia, morfologia e prosódia. Iniciativa Educação.

Araújo, S., Lopes, J., & Oliveira, C. (2021). O impacto das intervenções nas dificuldades de leitura: Um olhar sobre estudos recentes. Iniciativa Educação.

 

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Como é que a nomeação rápida influencia o conhecimento ortográfico?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). Que factores influenciam a velocidade de aprendizagem da escrita?. Iniciativa Educação.

Araújo, S., & Lopes, J. (2021). A qualidade inicial da caligrafia prediz o desenvolvimento da escrita. Iniciativa Educação.

Realização de Comunicações Orais (em eventos científicos, como congressos e simpósios):
2025 – “”Pygmalion Effect in the Classroom: Longitudinal Associations Between Teacher Perceptions and Reading Achievement of Second-Grade Struggling Readers””, 9th International Conference on Childhood and Adolescence; Braga, Portugal

2025 – “”Interventions for Students with or at Risk for Reading Difficulties in Grades K-2: A Systematic Review””, 9th International Conference on Childhood and Adolescence; Braga, Portugal

2024 – “”Effects of the A to Z Intervention Program for Struggling Readers””, XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação; Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto, Portugal

2024 – “”Interventions for Students with or at Risk for Reading Difficulties in Grades K-2: A Systematic Review””, XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação; Faculdade de Psicologia e de Ciência da Educação da Universidade do Porto, Portugal

2024 – “”Interventions for Students with or at Risk for Reading Difficulties in Grades K-2: A Systematic Review””, 4th edition of Porto International Conference on Research in Education; Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Porto, Portugal”

2024 – “”Interventions for Students with or at Risk for Reading Difficulties in Grades K-2: A Systematic Review””, 3.° Simpósio Doutoral Psi-UNORTE; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal

2022 – “”Interventions for Students with or at Risk for Reading Difficulties in Grades K-2: A Systematic Review””, 3rd edition of Porto International Conference on Research in Education; Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Porto, Portugal

2022 – “”Formação Contínua de Professores: Necessidades, Participação e Barreiras””, 3rd edition of Porto International Conference on Research in Education – Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Porto, Portugal

2022 – “”Dificuldades de Aprendizagem Inicial da Leitura: Efeitos de um Programa de Intervenção Longitudinal e Intensiva””, 1.ª Convenção Psicologia U.Norte e 1.º Simpósio Doutoral Psicologia U.Norte – SimPsi U.NORTE; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal”

Apresentação de Pósteres (em eventos científicos, como congressos e simpósios):
2025 – “”Effects of the A to Z Intervention Program for Struggling Readers””, 9th International Conference on Childhood and Adolescence; Braga, Portugal

2025 – “”Pygmalion Effect in the Classroom: Longitudinal Associations Between Teacher Perceptions and Reading Achievement of Second-Grade Struggling Readers””, 4.° Simpósio Doutoral Psi-UNORTE; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Participação em Eventos Científicos:
2025 – Oficina Pré-Congresso “”O Futuro das Medidas de Acolhimento de Crianças e Jovens em Portugal””, 9th International Conference on Childhood and Adolescence; Braga, Portugal

2025 – 9th International Conference on Childhood and Adolescence; Braga, Portugal

2025 – 4.° Simpósio Doutoral Psi-UNORTE; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

2024 – XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências de Educação; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

2024 – 4th edition of Porto International Conference on Research in Education; Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Porto, Portugal

2024 – 3.° Simpósio Doutoral Psi-UNORTE; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal

2023 – Jornadas EPsi; Escola de Psicologia da Universidade do Minho, Braga, Portugal

2023 – Conferência “”Inteligência Artificial e o Uso de Deep Fakes: O Impacto na Vida das Mulheres” – De Igual para Igual – Um Ciclo de Conferências Feministas; Heforshe da Universidade do Minho, Braga, Portugal

2023 – Conferência “Bodyshaming: Gordofobia” – De Igual para Igual – Um Ciclo de Conferências Feministas; Heforshe da Universidade do Minho, Braga, Portugal

2022 – 3rd edition of Porto International Conference on Research in Education; Centro de Investigação e Inovação em Educação (inED), da Escola Superior de Educação do Porto, Portugal

2022 – 1.ª Convenção Psicologia U.NORTE e 1.º Simpósio Doutoral Psicologia U.NORTE – SimPsi U.Norte; Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

2022 – VII Jornadas Pedagógicas “”3T’s. Teachers Teaching Teachers””; Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

2021 – VIII Seminário de Psicologia da Educação – Psicologia da Educação: Bem-Estar e Sucesso Educativo; Direção-Geral da Educação e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2020 – Conferência “”Psicopatologia da Criança e do Adolescente””; Instituto CRIAP

2017 – 4.º Congresso Nacional Conversas de Psicologia; Universidade de Coimbra, Portugal

2017 – 3.ª Conferência Internacional de Envelhecimento Activo; Universidade de Coimbra, Portugal

2017 – Conferência “”Construir para Crescer – Novos Paradigmas e Desafios ao Acolhimento Residencial de Crianças e Jovens””; Associação “Via Nova

2016 – Conferência “”Investigar para Conhecer, Conhecer para Dominar: O Exemplo da Memória Humana””; Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal”

Bolseira de Investigação de Doutoramento, financiada pela FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal), no âmbito da bolsa 2023.03933.BD.

ver mais
ver menos