Skip to main content

Desmistificar a Alimentação após a Cirurgia Metabólica

publicado em 29 Nov. 2024

A cirurgia metabólica é um conjunto de procedimentos cirúrgicos destinados a tratar a obesidade e suas complicações, como a diabetes tipo 2, hipertensão e outras condições metabólicas. Ao modificar a anatomia do sistema digestivo, esses procedimentos ajudam a reduzir a ingestão de alimentos e a absorção de calorias, promovendo a perda de peso e melhorando a saúde metabólica.

 

O acompanhamento nutricional é um fator decisivo para o sucesso deste tratamento e desempenha um papel fundamental em todo o processo, desde a preparação pré-operatória até à recuperação e também contribui para a manutenção do peso a longo prazo. Uma alimentação equilibrada e adequada não só promove a perda de peso, como também é essencial para evitar défices nutricionais, otimizar a recuperação e garantir a eficácia do tratamento.

Na consulta de Nutrição surgem muitas dúvidas e medos relativamente à alimentação depois da realização da Cirurgia Metabólica.

Posso comer o que quiser, desde que em pequenas quantidades?

Embora a cirurgia reduza a capacidade do estômago, isso não significa que qualquer alimento é permitido. Alimentos ricos em açúcar, gorduras saturadas e alimentos processados podem levar a complicações como a síndrome de dumping, que causa sintomas desagradáveis como náuseas e diarreia. A alimentação após a cirurgia pode e deve ser variada, equilibrada e com base nos gostos e preferências de cada doente, privilegiando o consumo de alimentos ricos em proteína, fibra, vitaminas e minerais.

A perda de peso é instantânea após a cirurgia?

A cirurgia metabólica é apenas o primeiro passo. A perda de peso pode ser significativa nos primeiros meses, mas varia de pessoa para pessoa e requer um esforço contínuo. O comprometimento com uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico são essenciais para manter a perda de peso a longo prazo. A expectativa deve ser de uma perda gradual e sustentável.

Preciso preocupar-me com a hidratação?

A hidratação é vital, especialmente após a cirurgia, mas deve ser gerida corretamente. Beber líquidos durante as refeições pode causar desconforto e afetar a digestão. A recomendação é ingerir pelo menos 1,5 de água por dia, mas concentrando-se em beber entre as refeições, para evitar distensão abdominal e maximizar a absorção dos nutrientes.

Preciso de suplementos mesmo se comer alimentos saudáveis?

Realidade: Mesmo com uma alimentação equilibrada, a capacidade reduzida de absorção após a cirurgia pode levar a défices nutricionais. Suplementos multivitamínicos são necessários para evitar deficiências a longo prazo, podendo também ser preciso suplementar com vitamina B12, ferro, cálcio e vitamina D.

Posso voltar aos meus hábitos alimentares antigos após algum tempo?

Voltar aos velhos hábitos alimentares pode anular os benefícios da cirurgia e levar ao reganho de peso. É fundamental implementar mudanças duradouras na dieta, adotando padrões alimentares saudáveis que podem e devem ser mantidos a longo prazo.

É fácil cumprir um plano alimentar após a cirurgia?

Embora a cirurgia ajude a controlar a quantidade de alimentos ingeridos, as mudanças necessárias na alimentação para o sucesso do tratamento a longo prazo são mais abrangentes. Muitos doentes podem ter mais dificuldade na adaptação alimentar pós-operatória e como tal o acompanhamento pela equipa multidisciplinar é fundamental para lidar com a adaptação e encontrar soluções para os desafios que surgem ao longo do caminho.

 

Desmistificar a alimentação após a cirurgia metabólica é essencial para garantir um percurso de sucesso. Se tiver dúvidas, consulte o seu nutricionista para poder ficar mais tranquilo e esclarecido em relação a todo o processo alimentar associado a este tratamento.

 

Por vezes, a comparação com outras pessoas que tenham feito a mesma cirurgia leva a ideias erradas e que poderão não funcionar para nós como funcionaram para os outros. É essencial adaptar os alimentos, os horários, os planos alimentares a cada doente, tendo em conta as preferências, os gostos, o estilo de vida, bem como os seus objetivos.

 

Se se sente perdido e com dúvidas ou receios, podemos ajudar!