Skip to main content

Quer deixar de usar óculos ou lentes de contacto?

publicado em 19 Nov. 2015

Cirurgia Lasik no Grupo Trofa Saúde

 

Para todas as pessoas que pretendam ficar independentes do uso de óculos e lentes de contacto, a realização de cirurgia laser na córnea pode ser uma ótima solução.

 

Com esta operação podemos corrigir todas as alterações refrativas (graduações) do olho. A graduação mais conhecida é a miopia, mas também podemos corrigir a hipermetropia e o astigmatismo. Podem ser operadas todas as pessoas com mais de 19 anos de idade e com uma graduação inalterada há mais de 1 ano. Além disso, não pode haver contraindicações para a cirurgia, deve haver motivação para a realização destes procedimentos e as expetativas devem ser realistas acerca dos resultados cirúrgicos.

 

A alternativa, quando estes tratamentos não são indicados, será a colocação de uma lente intraocular. Isto ocorre quando as graduações são muito elevadas, ou a córnea é muito fina ou com uma curvatura muito fora do normal. Nas pessoas com mais de 50 anos é preferível realizar uma cirurgia em que o cristalino é substituído por uma lente artificial.

 

Com a cirurgia laser na córnea (habitualmente o LASIK) altera-se a graduação da mesma, através da ablação da córnea central ou periférica, modificando assim a sua curvatura. O objetivo é que as imagens fiquem, desta forma, focadas na retina de uma forma perfeita. Trata-se de um procedimento muito seguro, preciso e efetuado com tecnologia laser muito avançada.  

 

Nesta cirurgia realiza-se um corte superficial, ou uma desepitelização da córnea e posteriormente uma ablação de tecido corneano, com um laser de excimer, para alterar a potência/graduação da mesma. Os aparelhos modernos são muito seguros pois têm um dispositivo chamado eyetracker, o qual permite que o laser siga o movimento do olho, caso o doente o mova inadvertidamente durante a cirurgia.  

 

Na cirurgia LASIK são operados os dois olhos no mesmo tempo cirúrgico e o doente pode retomar as suas atividades diárias 1 ou 2 dias depois. O objetivo final destas técnicas é conseguir uma visão semelhante à que existia antes da cirurgia, mas sem o uso de óculos ou lentes de contacto.

 

Se pretender ser operado deverá marcar uma consulta com o seu médico oftalmologista numa unidade Trofa Saúde, e este irá realizar exames de diagnóstico específicos, avaliando assim se reúne as condições para realizar estes procedimentos.