Skip to main content

Reabilitação oral total: quais as possibilidades?

publicado em 06 Jun. 2022

Hoje em dia, a estética, a beleza e a função dentária são cada vez mais valorizadas. Todos sabemos apreciar um sorriso bonito, com dentes brancos e simétricos. Mas quando a perda de peças dentárias continua a ser uma realidade, que opções de reabilitação existem para todos dentes de uma arcada?

 

De momento, podemos considerar três possibilidades de reabilitação total:
Em primeiro lugar, temos as próteses removíveis. São próteses convencionais, que se seguram em gengivas. Normalmente em acrílico e de grandes dimensões, apresentam pouca retenção.

Existe ainda a hipótese de colocar dois ou mais implantes dentários e fazer uma prótese semifixa. Esta, tal como a anterior, é uma estrutura removível, mas que neste caso fica retida pelos implantes. Esta prótese, contudo, deve ser retirada após cada refeição para higienização da mesma e dos implantes.

Por último, há a possibilidade de instalar quatro ou mais implantes, dependendo da técnica cirúrgica utilizada, em cima dos quais conseguimos colocar uma estrutura completamente fixa.

Uma dos métodos que nos permitem uma reabilitação fixa é a técnica de All-on-4®. Trata-se de um conceito cirúrgico e protético, sem recorrer a enxertos ósseos, no qual mediante a colocação de quatro implantes conseguimos de forma rápida, simples e previsível restituir a função estética e mastigatória no próprio dia.

A grande vantagem desta técnica é que os implantes são colocados no osso remanescente, isto é, no osso da própria pessoa, mesmo sendo pouco. Os implantes são inclinados, fugindo assim de estruturas como o seio maxilar ou o nervo dentário inferior, de forma a atingir osso basal e de melhor qualidade e permitir a colocação de implantes mais longos, para que a retenção mecânica destes seja muito maior. Ao doente, no próprio dia é colocada uma prótese provisória fixa e totalmente personalizada. Quatro a seis meses depois são efetuadas as próteses definitivas.

Esta técnica pode ser efetuada em doentes que já perderam todos os dentes ou naqueles em que os dentes têm muita mobilidade ou estão muito danificados.

Com uma taxa de sucesso de cerca de 96%, a técnica de All-on-4® é considerada a maior revolução da implantologia da era moderna.