Skip to main content

Branqueamento dentário: invista no seu sorriso

publicado em 19 Fev. 2020

Ter uma dentição saudável e um sorriso branco desempenham cada vez mais um papel fundamental na aparência e autoconfiança de uma pessoa, podendo muitas vezes representar a diferença entre o sucesso e o fracasso, tanto a nível pessoal como profissional. O sorriso é a forma mais acessível de melhorar a nossa presença e essa consciencialização tem promovido o desenvolvimento da área estética na Medicina Dentária.

 

O branqueamento dentário enquadra-se nessa área estética, como um procedimento médico não invasivo, que tem como objetivo tornar os dentes mais brancos.

 

Atualmente somos constantemente bombardeados com produtos de venda livre para branquear os dentes, produtos estes muito abrasivos para as superfícies dentárias, que levam ao seu desgaste. Apenas sob a supervisão de um médico dentista e com um produto certificado é que pode ser garantida uma aplicação clínica responsável e segura com resultados confiáveis e satisfatórios, sem alteração e danos para o esmalte.

 

É muito importante, previamente a qualquer tratamento branqueador, fazer uma história clínica e uma avaliação da saúde oral em geral com o seu médico dentista. Lesões de cárie ativa, desgastes, sensibilidade dentária, doença periodontal, tártaro, entre outros problemas necessitam sempre de tratamento precedente, por isso deve confiar no seu médico para o aconselhar e o informar sobre se é elegível para fazer um branqueamento e qual o mais indicado para si.

 

O branqueamento pode ser realizado internamente, ou seja, dentro do próprio dente, quando existem dentes escurecidos devido a um tratamento de canais (desvitalização) ou externamente, quando a cor dos dentes naturais foi alterada por diversos fatores, entre os quais exposição elevada a flúor, tabaco, café, vinho tinto, chá e alimentos com pigmentos fortes, como os frutos vermelhos.

 

Externamente distinguimos o branqueamento em ambulatório (realizado em casa) e o branqueamento em consultório. Dependendo das expectativas, condições clínicas e rapidez com que se pretenda o resultado final, pode ser realizada uma das duas técnicas ou uma combinação de ambas.

 

No branqueamento em ambulatório, o tratamento é feito em casa entre 2 e 4 semanas, com recurso a um kit de duas goteiras de silicone individualizadas onde é aplicado o agente branqueador, sendo supervisionado pelo médico dentista em consultas regulares.

 

No branqueamento em consultório, o tratamento demora cerca de 1 hora e é realizada a aplicação do gel branqueador sobre a superfície dos dentes, na consulta, com a proteção dos tecidos moles adjacentes. Pode ser necessária mais do que uma sessão, mediante os resultados desejados, e está indicado para quem pretenda um efeito mais rápido, tenha problemas com a utilização de goteiras e/ou apresente lesões cervicais não cariosas.

 

Durante e após o branqueamento são necessários alguns cuidados para evitar manchas nos dentes, reduzir a sensibilidade dentária excessiva e prolongar por mais tempo os resultados.

 

As restaurações e próteses dentárias podem ter de ser substituídas no final de forma a melhorar a sua nintegridade e harmonizar a cor.

 

No Trofa Saúde Hospital encontrará uma equipa multidisciplinar sempre disponível para esclarecer todas as suas dúvidas e garantir-lhe um acompanhamento especializado para fazer do seu o melhor dos sorrisos.