Skip to main content

O que é uma Catarata?

publicado em 09 Jan. 2022

Os nossos olhos funcionam quase como uma máquina fotográfica . À semelhança da objetiva, nos nossos olhos existe uma lente natural (o cristalino), que foca a imagem na retina. Ao longo da vida, por norma acima dos 60 anos, o cristalino começa a perder transparência, tornando-se turvo, dando origem à Catarata.

 

A visão das pessoas com cataratas é pouco nítida, semelhante ao que sentimos quando estamos a andar de carro e o para-brisas embacia. Por este motivo, muitas vezes, vemos estas pessoas a tentar limpar os óculos, presumindo que é essa a causa da visão turva.

 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Catarata é responsável pela maioria dos casos de cegueira no mundo.

 

Vamos esclarecer dúvidas e alguns mitos comuns sobre a Catarata:

 

Mito: as cataratas podem ser prevenidas ou evitadas – é falso!

 

O envelhecimento é uma condição natural e o aparecimento de cataratas é universal e inevitável. Mas ter cuidado com a saúde permite-nos envelhecer melhor e mais tarde. Portanto, devemos:
• Ter uma alimentação equilibrada
• Controlar doenças associadas (ex.: diabetes)
•Utilizar óculos escuros com 100% filtro UVA/UVB quando estiver exposto ao sol.

 

Além do envelhecimento, a Catarata pode ter outras causas:
• Diabetes
• Consumo abusivo de álcool
• Tabagismo
• Medicamentos (ex.: Cortisona)
• Radiação UV (exposição prolongada e desprotegida ao sol)
• Traumatismos oculares
• Má nutrição grave
• Inflamações oculares
• Problemas durante a gravidez (cataratas congénitas).

 

Mito: deve-se deixar amadurecer as cataratas – é falso!

 

Mito: a cirurgia de Catarata não tem riscos – é falso!

 

Estes dois últimos mitos estão diretamente associados, porque adiar uma cirurgia necessária aumenta os riscos e a taxa de complicações.

 

Verdade: a cirurgia da Catarata é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros e que mais evoluíram nos últimos anos.

 

Verdade: em todas as cirurgias existem riscos e potenciais complicações.

 

Dúvida: quando se deve operar a Catarata? Quando a Catarata começa a prejudicar a visão. A cirurgia deve ser programada e não urgente.

 

Consequência: adiar a cirurgia das cataratas, quando já necessária, não resolve o problema. Pelo contrário, torna-o ainda mais complicado.

 

Para conseguir melhores resultados e diminuir os riscos:

 

1. Opere na altura certa. Não é necessário operar uma pessoa com cataratas ainda assintomáticas e que mantenha uma boa qualidade visual.
As cataratas operam-se quando incomodam a qualidade de visão, nem antes (porque não é necessário, desde que não existam outras patologias oculares que possam aumentar o risco da cirurgia) nem depois (porque uma Catarata madura implica riscos superiores, tornando a cirurgia tecnicamente mais exigente, com taxas de complicações mais altas).

 

2. Escolha um cirurgião experiente, com recurso a tecnologia de última geração. A cirurgia de Catarata pode e deve ser feita em segurança e conforto para o doente, aliada à precisão, rapidez e controlo dos tratamentos guiados por computador