Voltar

Notícias e Eventos

Destaques do Trofa Saúde Hospital

17 janeiro 2017

Especialidade de Oftalmologia

As unidades do Trofa Saúde Hospital em Matosinhos e Maia têm uma equipa de Oftalmologia altamente diferenciada, atualizada e preparada para prestar os cuidados médicos e cirúrgicos nas várias áreas da Oftalmologia tais como a catarata, a cirurgia refrativa com LASER ou por introdução de lentes (miopia e hipermetropia, astigmatismo), o glaucoma, as doenças da retina (diabetes ocular, DMI e doenças vasculares), a inflamação ocular (uveítes), o estrabismo, as doenças do sistema lacrimal, do nervo óptico e as da córnea.

Ao longo dos últimos dois anos procuramos consolidar a nossa equipa, realizar a nível Interno uma atividade Clínica de Excelência e promover a integração multidisciplinar com as outras Especialidades. A nível da investigação clínica foram celebrados protocolos de colaboração com as Universidades de Valência e do Minho.


A partir deste ano pretendemos alargar a nossa ação para o exterior promovendo a realização de Cursos destinados fundamentalmente a Clínicos de Medicina Geral e Familiar, Pediatras, Farmacêuticos, Oftalmologistas e outros profissionais da Visão. Assim, organizámos no passado fim-de-semana – integrado no Mês da Oftalmologia ¬- um Curso de Atualização sobre a ”Superfície Ocular Externa e Oculoplástica” que contou com a presença de mais de uma centena de participantes.


Pretendemos durante o corrente ano efetuar diversos protocolos de colaboração com várias empresas públicas/privadas fundamentalmente nas áreas da prevenção da Saúde Visual. Neste campo será nosso objetivo proceder à implementação de rastreios e ações de sensibilização em áreas cruciais como a Retinopatia Diabética, o Glaucoma e a Ambliopia da Criança.

 

Rastreio da Ambliopia na Criança

O desenvolvimento visual atinge a maturação numa idade bastante precoce, geralmente pelos 4-6 anos de idade. Por este motivo é importante o rastreio das cri¬anças o mais cedo possível, de forma a de¬tetar fatores passíveis de provocarem graves problemas visuais, como a cegueira e a am¬bliopia, evitando desta forma consequências irreversíveis na vida adulta. Atualmente é já possível diagnosticar muitas patologias oculares a partir do ano de idade e assim promover de imediato o seu tratamento.


Para além da observação que deve ser feita na altura do nascimento, o rastreio oftalmológico das crianças deverá ser efetuado no primeiro ano de idade, aos 3 anos e aos 6 anos. Hoje, bastam umas simples “fotografias realizadas com um aparelho adequado” para rastrear esses fatores que podem originar ambliopia.


As unidades do Trofa Saúde Hospital em Matosinhos e Maia dispõem de uma consulta especializada de oftalmologia pediátrica e estrabismo, com profissionais dedicados a esta área.


Assim, em 2017 iremos dar início ao rastreio dos fatores ambliogénicos na criança, participando nestes rastreios três dos oftalmologistas que foram os pioneiros nesta área em Portugal num projeto que conta já com mais de 15 anos de experiência e em que foram rastreadas mais de 45.000 crianças.

 

Prof. Doutor José Salgado Borges, Coordenador do Serviço de Oftalmologia do Trofa Saúde Hospital em Matosinhos e Maia.

 

Voltar

04 abril 2020

Teleconsulta de Medicina Interna

04 abril 2020

Trofa Saúde Hospital testa utentes de lares da cidade da...

03 abril 2020

Teleconsulta de Pediatria