Skip to main content

Otoplastia: a solução para as “Orelhas de Abano”

publicado em 25 Mar. 2019

A otoplastia é uma cirurgia estética com o objetivo de alterar a aparência das orelhas, podendo melhorar a forma, posição ou proporção da orelha. As vulgarmente denominadas de “orelhas de abano”, “orelhas grandes”, “orelhas descoladas” ou de “Dumbo”, que se caracterizam sobretudo por orelhas que independentemente do tamanho estão muito afastadas da cabeça, têm agora solução através desta técnica cirúrgica realizada por especialistas de otorrinolaringologia.

 

Com grande impacto na vida de adultos mas sobretudo de crianças, as orelhas aladas consistem, sobretudo, em excesso ou má posição da cartilagem, facilmente corrigível com uma otoplastia, através de técnicas cada vez menos invasivas. A otoplastia proporciona equilíbrio e proporção entre rosto e as orelhas e tem efeitos muito benéficos na autoimagem e autoconfiança, uma vez que as crianças que têm este problema são muitas vezes alvo de bullying por parte dos colegas, podendo ser uma fonte de sofrimento com repercussões ao longo da vida.

 

É aconselhável, portanto, que os pais procurem um médico de otorrinolaringologia ainda na fase pré-escolar da criança para se aconselharem sobre uma possível cirurgia para correção das orelhas aladas.

 

De salientar ainda casos de adultos que não se sentem bem com a imagem das suas orelhas ou até situações em que o seu formato é impeditivo da utilização de próteses auditivas. Também estes são candidatos ideais para a cirurgia.

 

A otoplastia consiste na criação de uma dobra na cartilagem auricular (anti-hélix) através de incisões na zona posterior do pavilhão auricular (parte de trás da orelha). Existem ainda os casos em que coexiste excesso de cartilagem na concha (concavidade da parte de fora da orelha). Nesses casos, para além da criação da dobra, a cartilagem em excesso é retirada. Esta remodelação da cartilagem permite criar um ângulo mais fechado entre a cabeça e a orelha. As cicatrizes resultantes são pouco percetíveis, pois situam-se na zona posterior da orelha.

 

Esta cirurgia de correção da orelha é realizada sob anestesia geral e tem uma duração de cerca de 100-120 minutos (para correção das duas orelhas). O internamento é de curta duração, sendo de apenas uma noite na maioria dos casos.

 

É necessário usar uma banda de compressão elástica na zona operada durante o período recomendado pelo cirurgião (geralmente 8 dias) e evitar traumatismos na zona das orelhas bem como a prática de exercício físico. Decorrida uma semana de recuperação, geralmente é possível retomar a rotina profissional/escolar. Os resultados são, geralmente, definitivos.

 

No Trofa Saúde Hospital pode contar com uma equipa de Otorrinolaringologistas disponível em horário alargado e com capacidade para dar resposta ao seu problema. Para um melhor acompanhamento e tratamento, marque a sua consulta e tire as suas dúvidas com os nossos especialistas.