Skip to main content

OVAR: Grupo Trofa Saúde abre hoje o seu 18º hospital

publicado em 30 Abr. 2022

O Grupo Trofa Saúde abre hoje a sua 18.ª Unidade hospitalar em Ovar, no Centro Comercial Vida Ovar.

 

Este hospital de proximidade pretende ser uma referência para toda a região e vai operar em regime de Ambulatório de segunda a sexta das 8h às 20h e ao sábado das 8h às 14h, dispondo também de Atendimento Urgente de segunda a sexta das 9h às 20h e ao sábado das 9h às 13h. O Trofa Saúde OVAR está muito bem equipado com dispositivos de última geração, incluindo uma TAC e uma Ressonância Magnética. O seu corpo clínico é, também, muito abrangente, com mais de 30 especialidades médicas, cirúrgicas, de diagnóstico e de terapêutica. O acesso da população da zona de influência será também muito facilitado em virtude das múltiplas convenções de que esta unidade dispõe: SNS (P1), Seguradoras, bem como os mais diversos Subsistemas de Saúde públicos (incluindo ADSE) e privados.

 

Com esta nova abertura, o Grupo Trofa Saúde continua a sua já longa caminhada de afirmação no contextonacional, consolidando simultaneamente a sua liderança de mercado na região Norte do país e assumindo-se como um dos mais sólidos e fiáveis no setor. O seu portfólio conta já com 1.274 camas, 39 salas operatórias, 895 gabinetes de consulta, entre outros. No balanço do exercício de 2021 empregava 5.619 colaboradores, dos quais 4.422 em áreas clínicas.

 

Decorreram já mais de 30 anos, é justo lembrar, desde a constituição inicial, por um grupo de empresários e médicos da região da Trofa, da sociedade anónima para a construção do Hospital da Trofa, de que me orgulho pessoalmente de ter sido um dos seus Fundadores e Presidente do Conselho de Administração. Esta empresa então constituída tinha como objetivo primordial, para além de suprir carências já notórias no âmbito da assistência hospitalar da região, exclusivamente pública, contribuir decisivamente para a criação do desejado novo Concelho da Trofa. A sua abertura ao público e a criação do Concelho da Trofa viriam a ocorrer cerca de 10 anos depois.

 

Na altura, poucos acreditariam na força deste projeto. Mesmo os mais visionários não poderiam imaginar sequer que a semente assim lançada viria a originar uma árvore de raízes tão profundas e com ramos assim tão fortes, que não param de crescer. Tanto mais que, a avaliar pelos (pre) conceitos da época, e que por vezes ainda subsistem, não caberia à iniciativa privada um papel tão relevante e incontornável na resposta à demanda crescente e progressiva de cuidados de saúde pela população portuguesa, como então já antevíamos. Na verdade, já na década de noventa, o novo paradigma das sociedades modernas e desenvolvidas muito para além do seu foco na qualidade e atempado tratamento da doença, aposta sobretudo na sua prevenção, promovendo a saúde e bem-estar.

 

Assim, e mais uma vez, iremos trabalhar para que o novo hospital Trofa Saúde OVAR cumpra a sua missão primordial ao serviço das pessoas que vivem na sua zona de influência, neste caso na região de Ovar, procurando responder prontamente e com qualidade às suas necessidades no campo da saúde e bem-estar. Iremos também continuar a perscrutar e concretizar os desafios que os novos tempos nos trazem, sejam eles a transformação digital, novos Planos de Saúde, internacionalização ou outros.

 

José Vila Nova, MD
Vice-Presidente do Conselho de Administração