Voltar

Notícias e Eventos

Destaques do Trofa Saúde Hospital

03 novembro 2019

Urgência e internamento em Psiquiatria

As razões mais frequentes de recurso à urgência psiquiátrica estão relacionadas com crises de ansiedade, nas suas diferentes formas de apresentação, com o comportamento suicidário e com os quadros de agitação psicomotora. A disponibilização de um serviço de urgência de psiquiatria é uma necessidade, atendendo à elevada prevalência de alterações da saúde mental da população.

No serviço de urgência, o psiquiatra em conjunto com o médico de medicina interna podem avaliar de uma forma global o que preocupa o doente e dar apoio a vários tipos de patologias: perturbações de ansiedade, esquizofrenia, doença bipolar, dependência de álcool e substâncias, perturbações de personalidade, alterações de comportamento nos doentes idosos e com síndromes demenciais, doenças do comportamento alimentar com risco de vida, situações específicas da mulher e do pós-parto, situações em que a doença psiquiátrica ocorre com doenças médicas e dor crónica.

No final da avaliação, o psiquiatra irá formular um diagnóstico que permita sugerir uma decisão de tratamento. Esta decisão pode incluir o iniciar de uma medicação no domicílio, a marcação de uma consulta de crise, o internamento para estudo e estabilização.

Os doentes que apresentam elevado sofrimento mental que podem ter necessidade de internamento são aqueles que podem estar a viver as crises vivenciais extremas: quadros de exaustão física e emocional severa, doentes com depressões graves com ideação autodestrutiva, doentes com alterações de tipo psicótico (com grave corte com a realidade) e com elevado risco de violência dirigida ao próprio ou a terceiros, doentes com síndromes de demências que padeçam de alterações psiquiátricas, doentes com casos de dependências químicas e/ou comportamentais com disrupção total da funcionalidade da pessoa e também aqueles doentes com situações de anorexia e bulimia com risco para a saúde física.

Como é um internamento de psiquiatria?
É constituído por uma equipa multidisciplinar composta por psiquiatras, enfermeiros especializados em saúde mental, psicólogos, médicos de medicina interna, neurologistas, fisiatrias, terapeutas ocupacionais, animadores socioculturais, terapeutas da fala e nutricionistas. A equipa multidisciplinar pode assegurar uma forma de avaliação que permite uma compreensão holística e um tratamento personalizado e orientado para as várias dimensões da pessoa.

O internamento psiquiátrico apresenta especificidades de arquitetura adequados às necessidades específicas dos pacientes: sala de fumo, jardim, salas de terapia ocupacional, salas de visita, quartos com isolamento e sistemas de controlo do espaço.

Os internamentos podem ter vários objetivos, nomeadamente a possibilidade de uma curta intervenção em crise, de internamentos para compensação e tratamento integral de doenças psiquiátricas agudas e crónicas, de longa duração e de internamentos para descanso dos cuidadores.

Quais tratamentos disponíveis?
Os tratamentos disponíveis para as doenças mentais são múltiplos. Devemos começar pelas intervenções psicoterapêuticas e, quando estas não forem suficientes, devemos recorrer aos tratamentos psicofarmacológicos o mais personalizado quanto possível. Nos casos de resistência aos múltiplos tratamentos existe ainda a possibilidade de recurso a tratamentos inovadores e complexos como a estimulação cerebral recorrendo a electroconvulsivo-terapia modificada ou a estimulação cerebral por campos magnéticos.

Na Psiquiatria, a relação terapêutica longa e de qualidade assume um papel terapêutico de suma importância. Dada a natureza crónica e deteriorante de um grande número de doenças psiquiátricas as intervenções de reabilitação têm vindo a assumir um maior destaque nos planos de tratamento.

O Trofa Saúde Hospital Senhor do Bonfim tem ao dispor da comunidade o Centro de Neurociências, coordenado pelo Dr. Jacinto Azevedo, no qual se encontra o primeiro serviço urgência de psiquiatria do sector privado, que se articula com o maior internamento de psiquiatria do setor privado. O serviço de psiquiatria é composto por uma equipa dinâmica de psiquiatras ao serviço dos doentes (Dra. Ana Teresa Pereira, Dr. Fernando Ochoa, Dra. Isabel Martins, Dr. Luís André Oliveira, Dr. Nuno Rodrigues da Silva. Dra. Patrícia Azevedo, Dra. Tânia Abreu).

Redigido por Dr. Jacinto Azevedo (OM44746), Coordenador de Psiquiatria no Trofa Saúde Hospital Senhor do Bonfim

Voltar

29 dezembro 2019

Litíase Renal

28 dezembro 2019

Cirurgia plástica e reconstrutiva da uretra e do pénis

27 novembro 2019

Novembro Azul – Mês de Alerta para Doenças do Homem