Skip to main content

Grupo Terapêutico: Perturbações do Comportamento Alimentar

publicado em 23 Mai. 2024

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – DSM V, “os transtornos alimentares são caracterizados por uma perturbação persistente na alimentação ou no comportamento relacionado à alimentação, que resulta no consumo ou na absorção alterada de alimentos e que compromete significativamente a saúde física ou o funcionamento psicossocial.”

 

Assim, as Perturbações do Comportamento Alimentar (PCA) são condições psicológicas que afetam a maneira como a pessoa se relaciona com a comida. A Anorexia Nervosa, a Bulimia Nervosa e a Compulsão alimentar são as perturbações mais comuns. Estas perturbações não são apenas sobre comida, reflectem questões psicológicas e emocionais profundas, como baixa autoestima, ansiedade, depressão, trauma, perfeccionismo e pressões sociais.

 

O tratamento geralmente envolve uma abordagem multidisciplinar, incluindo especialidades como Psicologia, Psiquiatria, Nutrição, Medicina Interna e outras. Além da intervenção individual há benefícios na intervenção em grupo.

 

Os grupos terapêuticos assumem um papel fundamental no tratamento das Perturbações do Comportamento Alimentar, tendo por base a necessidade de desenvolver competências emocionais e relacionais, concebendo uma ferramenta importante. Constituem um tipo de tratamento na qual os indivíduos são colocados num grupo e orientados por um terapeuta para se ajudarem mutuamente de forma a efectuarem alterações de padrões de relacionamento considerados desadaptativos. Utilizando uma variedade de técnicas e constructos teóricos o terapeuta usa as interações dos membros do grupo para fazer essas alterações, adequando o contexto e as próprias interações.

 

Uma das principais vantagens é a possibilidade de receber suporte e partilha de outros membros, com uma Perturbação do Comportamento Alimentar.

 

O Grupo Terapêutico nas Perturbações do Comportamento Alimentar, no Hospital de Neurociências, do Trofa Saúde Hospital Central é um grupo aberto, permite a entrada de novos membros, com capacidade máxima para 8 membros. O seu funcionamento é quinzenal e tem a duração de 1 hora e 30 minutos. A integração, dos membros, no grupo carece de avaliação prévia, realizada pela profissional (Dénis Valéria e Sousa- Psicóloga Clínica) que dinamiza o grupo e onde será dada todas as informações adicionais relativas ao funcionamento do grupo.