Serviço de Medicina Interna

O que é a Medicina Interna?
A designação Medicina Interna (do alemão Innere) tem, na sua origem, a referência ao conhecimento profundo, científico das doenças.

A Medicina Interna, dedicada a tratamentos “médicos” (não cirúrgicos), é uma especialidade generalista, que se distingue da Medicina Geral e Familiar por ser exclusivamente dedicada a doentes adultos, por ser vocacionada para a complexidade e por ser predominantemente hospitalar. É, a par da Cirurgia uma das grandes especialidades hospitalares.

Ao contrário da maioria das especialidades, que se definem por se dedicarem a um determinado órgão ou sistema (ex: Cardiologia, Endocrinologia) ou a um determinado tipo de doenças (ex: Oncologia), a Medicina Interna define-se como uma especialidade mais de doentes do que de doenças.

Ou seja, o internista é um médico que dedica a sua atenção à pessoa como um todo e que se distingue por ser o perito na abordagem clínica exaustiva de cada doente. Daí decorre que seja um médico particularmente apto a lidar com doentes complexos, com múltiplas doenças, com doenças que afetam vários órgãos ou sistemas, assim como com pessoas com doenças raras ou com quadros clínicos difíceis, ainda sem diagnóstico.

Em suma, o internista corresponde ao modelo ideal que as pessoas em geral têm do médico: alguém que escuta o doente, que lhe dá tempo e atenção, que o trata com respeito e humanidade, que o informa adequadamente, que conhece as suas prioridades; alguém que se preocupa, capaz de dar resposta à maioria dos problemas médicos que se lhe apresentam e com grande sentido ético.
https://www.spmi.pt/documentos/

O que é o Serviço de Medicina Interna Braga Trofa Saúde Hospital?
É um conjunto de médicos que se encontram distribuídos nas 2 unidades do Grupo com internamento em Braga (Centro e sul).

Existem 3 médicos residentes no Braga Centro e 3 médicos residentes no Braga Sul, que procuram diariamente pôr em prática aqueles que são os princípios da Medicina Interna, aliados aos valores associados ao Grupo Trofa Saúde

Têm várias áreas de atuação:
1.Internamento

  • Doentes internados em regime agudos
  • Unidade de diagnóstico e tratamento
  • Unidade Intermédia (nivel II)
  • Doentes na Unidade de Convalescença (UICRM)
  • Doentes a Aguardar Vaga em Unidade de Cuidados Continuados do SNS

2. Serviço de Urgência e Emergência

  • apoio à sala de emergência; abordagem de situações clínicas urgentes, incluindo emergência médica
  • observação e orientação de doentes alocados em sala de Observações
  • observação e orientação de doentes no serviço urgência. Se necessário procede ao Internamento do doente, e acompanha-o no Internamento até à alta. Segue o doente na Consulta Externa.

3. Consulta Externa
Seguimento de doentes crónicos, doentes com múltiplas doenças ou quando a patologia afeta vários órgãos ou sistemas, seguimento do doente com múltiplas medicações, abordagem de situações em que não é clara a origem da doença (casos “difíceis”/doenças raras)

Consultas Temáticas (estas são as que existem até ao momento):
a) Doenças Autoimunes (em articulação com NEDAI: Núcleo de estudos das Doenças Autoimunes da SPMI)
b) HTA (Hipertensão Arterial)
c) Diabetes

4. Atividade Cientifica

  • Sessões Clínicas:

a) Jornadas Clinicas 
b) Reuniões Interespecialidades
c) Reuniões de serviço

  • Participação com trabalhos em congressos médicos de elevado interesse científico
  • Elaboração de Artigos Científicos
  • Ensaios Clínicos

Nas unidades com internamento do Trofa Saúde Hospital encontra internista residente 24 horas por dia, 7 dias da semana e 365 dias do ano, desde o Serviço de Urgência ao Internamento do Serviço de Medicina Interna e Consulta Externa, apto e experiente a lidar com os seus problemas, quer sejam problemas agudos, quer sejam crónicos

 

Unidades onde este serviço está disponível

04 abril 2020

Teleconsulta de Medicina Interna

04 abril 2020

Trofa Saúde Hospital testa utentes de lares da cidade da...

03 abril 2020

Teleconsulta de Pediatria