Voltar

Notícias e Eventos

30 novembro 2018

Constipação e Gripe

Em Portugal as infeções respiratórias ocorrem sobretudo no outono e inverno, sendo a constipação e a gripe das mais comuns. Ambas são causadas por vírus, micro-organismos que se transmitem de pessoa para pessoa através da tosse, dos espirros e do contacto com as mãos ou objetos contaminados. Os sintomas da doença surgem alguns dias depois e desaparecem ao fim de uma a duas semanas, sem necessidade de tratamento curativo.

A constipação é mais frequente, surge no outono e inverno, acomete o nariz e a garganta, e manifesta-se habitualmente por aparecimento gradual de corrimento nasal, nariz entupido, espirros, dor de garganta e de cabeça. Por vezes, também há lacrimejo, tosse, mal-estar e febre baixa.

O tratamento consiste no alívio dos sintomas: repouso, ingerir líquidos, fazer lavagem nasal com soro fisiológico ou água do mar e tomar paracetamol ou ibuprofeno, em caso de febre ou dores.

A gripe é mais frequente no inverno – nos últimos anos tem sido diagnosticada sobretudo de dezembro a fevereiro –, todo o aparelho respiratório pode ser afetado e manifesta- se por aparecimento súbito de mal-estar, febre alta, calafrios, dor de cabeça, cansaço, dores nos músculos e/ou articulações, e tosse seca, podendo haver corrimento nasal e dor de garganta. Por vezes, coexiste diarreia ou vómitos.

Tal como na constipação, o tratamento visa apenas o alívio dos sintomas, contudo, nas pessoas que padecem de doenças crónicas e nos idosos, a recuperação é mais lenta e há maior risco de complicações, como pneumonia. Por este motivo, nos doentes mais suscetíveis, é aconselhável prevenir a infeção através da toma anual da vacina, no início do inverno.

Todas as pessoas constipadas ou com gripe devem evitar a transmissão da doença a terceiros, lavando frequentemente as mãos com água e sabão, utilizando lenços de papel em vez de pano e não os reutilizando, e tossindo e espirrando para o antebraço ou cobrindo a boca e o nariz com um lenço de papel, evitando usar as mãos.

Em caso de persistência dos sintomas ou dúvidas deve consultar um médico. O Trofa Saúde Hospital tem ao seu dispor consultas diárias de Medicina Geral e Familiar sujeitas a marcação e atendimento permanente/ alargado todos os dias do ano, 24h/dia.


Redigido por Dr.ª Mara Silva (OM51375), Médica de Medicina Geral e Familiar no Trofa Saúde Hospital em São João da Madeira

Voltar

16 maio 2020

Cliente Express

09 março 2020

Sinto tonturas. Porquê?

02 março 2020

Rastreio do Cancro do Pulmão