Skip to main content

Medicina Física e Reabilitação: o que é e o que podemos esperar?

publicado em 16 Set. 2021

A Medicina Física e de Reabilitação (MFR) ou Fisiatria surgiu na década de 1930, assumindo maior importância após a Segunda Guerra Mundial, devido ao elevado número de combatentes que regressaram com graves lesões físicas e neurológicas.

 

A fisiatria é o ramo da medicina com ênfase em prevenção, diagnóstico e tratamento de uma panóplia de doenças que cursam com danos temporários ou definitivos, muitas delas relacionadas com músculos, tendões, nervos, articulações e ossos. Presta ainda cuidados noutras situações, como patologia cardiorrespiratória, venolinfática, urológica e pediátrica.

 

A MFR surge como uma especialidade de destaque, indispensável nos cuidados à população. A sua capacidade de intervir numa grande diversidade de patologias de forma holística, nas quais o médico fisiatra tem como objetivo o restabelecimento da funcionalidade e a integração biopsicossocial e profissional do doente, contribui para a melhoria da sua qualidade de vida. A Fisiatria atua de forma transversal e em sinergia com variadas especialidades médicas, como ortopedia, reumatologia, neurologia, neurocirurgia, entre outras.

 

O fisiatra assume o papel na planificação, coordenação e supervisão de programas de reabilitação que envolvem fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, técnicas médicas minimamente invasivas, terapêutica farmacológica dirigida, hidroterapia, ortóteses, etc. Esta atividade apenas é possível em contexto multiprofissional e multimodal, sendo certo que a integração de cuidados pelos diferentes profissionais envolvidos resulta num todo muito maior do que a soma das partes em que o doente assume o centro e foco de todo o processo de reabilitação.

 

Para além de gerir programas de reabilitação com múltiplas vertentes, o médico fisiatra tem também competência na realização de variados tratamentos para controlo da dor, aguda ou crónica, através de procedimentos infiltrativos guiados por métodos de imagem (ecografia, fluoroscopia), permitindo assim atingir objetivos terapêuticos mais rapidamente. A utilização de métodos de imagem em procedimentos infiltrativos aumenta grandemente a assertividade da técnica, bem como diminui os potenciais riscos inerentes à realização dos mesmos.

 

No passado dia 13 de setembro o Trofa Saúde Famalicão passou a dispor de um serviço de fisioterapia, totalmente equipado com cabines e ginásio, com capacidade para realizar tratamentos de reabilitação personalizados e intensivos e técnicas de intervenção ecoguiadas. Conte com um serviço confortável e seguro, que tem ao seu dispor aparelhos e materiais modernos e diferenciados para uma intervenção mais eficaz.