Skip to main content

Qual o limite de idade para corrigir os meus dentes?

publicado em 15 Nov. 2020

Serei demasiado velho para usar aparelho? Ainda vou a tempo de ter o sorriso perfeito? Será que os meus dentes ainda dão para alinhar? 90% dos adultos não estão satisfeitos com o seu sorriso, mas as dúvidas sobre o uso de aparelho ortodôntico são muitas. Nunca é tarde para fazer um tratamento ortodôntico e, atualmente, cada vez mais adultos procuram a consulta de ortodontia não só por motivos estéticos, mas também funcionais.

 

Quando se trata de adultos, estamos a falar de uma oclusão diferente de uma criança ou adolescente. Por norma, temos extensas restaurações, posições e adaptações fisiológicas dos dentes, retrações, ausência de alguns elementos, uso de prótese, implantes, etc.

 

Quando se deve usar aparelho em adultos?
O tratamento ortodôntico em adultos deve utilizar uma abordagem direcionada para eliminar a queixa e estabelecer uma relação oclusal (encaixe dos dentes superiores com os inferiores) normal, limitando-se às regiões da arcada dentária com algum comprometimento estético ou funcional.

 

  • Apinhamentos (dentes tortos) ou diastemas (espaços entre os dentes) que prejudicam a correta higienização ou tem comprometimento estético. Esta é a razão principal para a procura pela consulta de Ortodontia por parte de um adulto, uma vez que a própria pessoa consegue perceber ao ver no espelho que não gosta do seu sorriso ou muitas vezes algum familiar ou amigo lhe chama a atenção para isso;
  • Ausência de dentes com compensações dos dentes vizinhos, como quando os dentes começam a inclinar para ocupar o espaço do dente perdido;
  • Mastigação apenas de um lado ou só com os dentes da frente, devido a desgastes, próteses desgastadas ou mal-adaptadas, ou ausência de dentes;
  • Desgastes e fraturas nos bordos dos dentes da frente, causados pelo mau posicionamento destes dentes;
  • Antes de fazer uma reabilitação com implantes, coroas, etc.

 

E o que pode acontecer se o doente não tratar?
A mastigação deficiente pode trazer problemas locais e/ou sistémicos, como alterações gastrointestinais, entre outras que tem relação direta com a saúde oral.
Então nunca é tarde para pensar em correção dos dentes e reabilitação. Orientar e mostrar a importância da ortodontia previamente à colocação de implantes e reabilitações, é fundamental.

 

Como podemos fazer a correção dos dentes num doente adulto? Só é possível com aparelho metálico?
Já acabou o tempo em que a ortodontia era apenas para crianças e adolescentes. Já ninguém precisa de andar com um aparelho com elásticos cor-de-rosa ou azuis para ficar com os dentes alinhados! A ortodontia evoluiu e cada vez são mais as opções para conseguir um sorriso bonito e um aumento da sua autoestima.
Atualmente temos vários tipos de aparelhos, desde brackets mais discretos, como cerâmicos, sistemas com menos atrito, como os autoligados, e até mesmo os alinhadores invisíveis. Por isso, para quem acha que o uso de aparelho metálico não é opção ou lhe pode trazer prejuízos profissionais ou sociais, há várias alternativas.

 

É verdade que os resultados nos adultos não são tão bons e o tratamento é mais demorado?
Não, cada plano de tratamento é individualizado e perante um adulto o tratamento é adaptado às suas necessidades e aos seus objetivos. Não é possível prevermos sempre o tempo de tratamento em cada pessoa, mas, normalmente, os adultos são muito cumpridores e muito respeitadores das indicações que lhes são dadas, o que às vezes não se verifica em crianças e adolescentes, muitas das vezes por não terem a responsabilidade financeira daquele tratamento. O que faz com que, em adultos, em alguns casos, até consigamos tratamentos mais rápidos do que o previsto!

 

 

 

Fig.1 e 2 – Alinhadores invisíveis