Skip to main content

Steam (Vapor de Água): nova técnica no tratamento das varizes

publicado em 25 Jan. 2020

Os últimos quinze anos foram provavelmente mais profícuos em termos de surgimento de novas técnicas minimamente invasivas na cirurgia por insuficiência venosa superficial (varizes) do que em todo o período anterior.

 

Do ponto de vista geral estas técnicas mudaram os conceitos de:

 

  • Necessidade de incisão na virilha para laqueação e remoção das veias safenas.
  • Necessidade de repouso após cirurgia e reinício da atividade profissional apenas várias semanas após intervenção.
  • Indispensabilidade de anestesia geral ou loco-regional (raqui ou epidural).

 

Esta mudança de conceitos integra-se de forma mais adequada numa era que tende para maior simplicidade e eficiência dos procedimentos cirúrgicos e que sendo mais competitiva do ponto de vista laboral, é menos tolerante com períodos de recuperação mais prolongados.

 

Neste contexto, o steam (vapor de água) constitui-se como uma das técnicas mais recentes que produzindo ablação* das veias safenas** por lesão térmica, permite também de forma similar tratar outras veias superficiais diferentes destes eixos principais, estes últimos com menor diâmetro e por vezes grande tortuosidade (que uma fibra ou cateter não consegue contornar), sem necessidade de efetivamente os remover.

 

Esta técnica constitui, sem dúvida, um progresso significativo com vista à diminuição da invasibilidade da intervenção, uma vez que embora as incisões para excisão destes trajetos sejam milimétricas e sem pontos, podem ser substituídas por simples punções com uma pequena agulha não deixando assim qualquer marca.

 

Dentro deste tipo de patologia algumas considerações finais são relevantes, nomeadamente a necessidade de adequar o tratamento à fase evolutiva da patologia, assim como adequar as expectativas do doente à fase em que se encontra. Além disso, existe a necessidade de complementar com escleroterapia (vulgarmente conhecida como secagem), principalmente no sexo feminino que tem características particulares nesta patologia, de forma a manter o status circulatório adequado e, na maioria dos casos, como complemento estético quando esta legítima preocupação existe.

 

* Quando as veias safenas funcionam mal, não são removidas, mas sim ocluídas e posteriormente absorvidas pelo organismo.
** Veias superficiais principais dos membros inferiores que normalmente estão implicadas no aparecimento das varizes. Apesar de pertencerem ao grupo das veias superficiais, podem só ser evidentes com a realização de ecodoppler.