O que é um branqueamento dentário?
É um procedimento que tem como objetivo branquear a camada externa do dente, melhorando a sua estética. É seguro e simples, ajudando a melhorar a aparência de dentes escuros. Deverá ser feito por um Médico Dentista, que irá avaliar e diagnosticar a situação, recomendando a técnica mais adequada.
A quem é aconselhado?
Pessoas com uma boa saúde oral, à partida, estão aptas para o branqueamento nos dentes naturais (não se branqueiam facetas/coroas). Se pensa em fazer coroas/facetas faça primeiro o branqueamento, escolhendo assim um tom mais claro para as facetas/coroas. No caso de existirem cáries, desgastes dentários e sensibilidade, será necessário tratar primeiro antes de fazer o branqueamento.
Quais os tipos de branqueamento dentário?
Existem dois tipos de branqueamento:
- Branqueamento em consultório: feito em ambiente clínico com duração de 1h, necessitando de uma a duas sessões. Neste procedimento aplica-se o gel clareador diretamente no dente, protegem-se os lábios, gengivas e mucosas, e os resultados são, por norma, imediatos.
- Branqueamento em ambulatório: demora de 2 a 3 semanas e é feito em casa com a supervisão do Médico Dentista nas consultas periódicas. Será entregue ao cliente um kit composto por duas goteiras de silicone (feitas à sua medida) e seringas com gel branqueador. Ao dormir com as goteiras com gel, é quando o produto vai atuar.
Quais os efeitos adversos?
Pode ser expectável alguma sensibilidade dentária (reversível), mas estão disponíveis géis dessensibilizantes à base de fluor que podem ser utilizados para aliviar os sintomas sem comprometer a eficácia. É muito importante ser acompanhado por um Médico Dentista, que saberá escolher a concentração e composição do gel branqueador, bem como a forma como é aplicado.
É seguro? Pode danificar os dentes?
É um tratamento seguro se for feito/supervisionado por um profissional e se seguirem as indicações médicas durante o tratamento.
Com que idade é aconselhável fazer?
Quando já existe maturação completa dos tecidos dentários, ou seja, na idade adulta.
Qual a duração do branqueamento dentário?
Difere de pessoa para pessoa e depende de vários fatores: hábitos alimentares, consumo de bebidas escuras, tabaco, hábitos de higiene oral. Se não tiver hábitos que manchem os seus dentes, pode preservá-los brancos durante muitos anos.
Quero fazer um branqueamento dentário, como proceder?
Para melhorar a aparência do sorriso agende uma consulta de Medicina Dentária no Trofa Saúde, na qual será feito o diagnóstico e estabelecido um plano de tratamento, e onde poderá esclarecer todas as suas dúvidas.