Skip to main content

Deixar de usar óculos

publicado em 10 Jul. 2020

Atualmente, dispomos de várias opções cirúrgicas, com ótimos resultados, para quem pretenda não usar óculos ou lentes de contacto.

 

Com estes procedimentos podemos corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

 

Todas estas cirurgias são feitas em regime de ambulatório, com o doente a poder ter alta para o domicílio pouco depois do procedimento ter sido efetuado e podendo retomar as suas atividades diárias normais, no dia seguinte ou poucos dias após a cirurgia.

 

Para os doentes mais jovens, habitualmente entre os 18 e os 40- 45 anos, o procedimento mais habitual é a cirurgia laser na córnea (habitualmente o LASIK). Com este laser efetuamos um pequeno corte no estroma da córnea, permitindo assim a alteração da graduação da mesma, modificando a sua curvatura e espessura. Trata-se de um procedimento extraocular, muito seguro, muito preciso e realizado com tecnologia laser muito avançada. Neste procedimento normalmente são operados os dois olhos ao mesmo tempo.

 

Quando as graduações são muito elevadas ou as caraterísticas da córnea não permitem fazer o laser com segurança, opta-se pela introdução de lentes intraoculares. Esta cirurgia é intraocular, mas pode ser reversível e permite uma ótima qualidade visual.

 

Nos doentes com mais de 45-50 anos, além da dificuldade em ver ao longe, existe também uma perda progressiva da focagem para o perto, devido ao envelhecimento da lente natural do olho – o cristalino. Portanto, é preferível realizar uma cirurgia em que o cristalino é retirado por aspiração, através duma microincisão corneana, sendo substituído por uma lente artificial. As lentes que podem ser introduzidas são hoje em dia muito sofisticadas, permitindo, além da correção da visão de longe – miopia, hipermetropia e astigmatismo –, a correção da visão para distâncias intermédias e para perto, pois possuem habitualmente 3 graduações diferentes. Estas cirurgias têm também a vantagem de prevenir a formação de cataratas. O objetivo destas técnicas cirúrgicas é conseguir uma visão semelhante ou superior à que existia antes da cirurgia, mas sem a necessidade de usar óculos ou lentes de contacto.

 

Se pretender ser operado, deverá marcar uma consulta com o seu médico oftalmologista. Este vai realizar exames de diagnóstico complementares, de forma a avaliar em primeiro lugar se reúne as condições para ser operado e selecionando em seguida o procedimento mais indicado para o seu caso em particular.

 

De salientar que todas estes cirurgias se fazem nos hospitais do Grupo Trofa Saúde, utilizando todas estas tecnologias e implantando as lentes mais modernas que existem a nível mundial.