A Medicina Dentária é a área da saúde que previne, diagnostica e trata as doenças que afetam os dentes, as gengivas e a mucosa oral, bem como a reabilitação estética e funções dentárias.
É uma especialidade que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de todo o tipo de problemas biológicos, estruturais, funcionais e estéticos dos dentes e tecidos adjacentes, funcionando em interação e complementaridade com as restantes especialidades da área. É responsável pela restauração de dentes que apresentem lesões de cárie, alterações de forma ou coloração, pela resolução de fraturas restituindo a aparência original dos dentes, pelo branqueamento, pela prevenção de doenças afetas à saúde oral, pela manutenção, higiene oral, entre outros.
A medicina dentária possui diversas áreas de intervenção para as quais existem profissionais especializados, que possuem métodos e técnicas mais específicos para o tratamento das diferentes patologias, nomeadamente:
Implantologia – reposição de dentes perdidos com recurso a implantes dentários que substituem a raiz natural de um dente, restabelecendo a estética e a função.
Reabilitação e estética dentária – reabilitar a função oral do paciente, restaurando a mastigação, estética e fonética através da colocação de facetas, coroas e próteses dentárias.
Ortodontia – alinhamento dos dentes e desarmonias ósseas/faciais, assegurando a correta função mastigatória.
Odontopediatria – prevenção e manutenção da saúde oral de crianças e adolescentes
Endodontia – tratamento de dentes com cáries que afetam a polpa dentária, através da desvitalização.
Periodontologia – tratamento de doenças das gengivas e dos tecidos que suportam os dentes (gengivite e periodontite).
2025 – Curso de Fundamentos de DTM e Bruxismo, Lisboa, Potugal
2024 – Curso de DTM para Ortodontista – Instituto Eduardo Prado, Lisboa, Portugal
2021 – Curso de Alinhadores Invisíveis Avin/Clear X, Cascais, Portugal
2023 – Update em Odontopediatria: tratamento da cárie dentária e hipomineralização molar incisivo, Lisboa, Portugal
2021 – Hands-On Clínico – Mini-Implantes Ortodôntico, Lisboa, Portugal
2019 – Brackets Auto-Ligáveis de A a Z e Carriere Motion Distalizer, Lisboa, Portugal
2018 – “Orthodontics Biomechanics with the Mini-Screw System” – Drª Patricia Vergara, Lisboa, Portugal
2017 – Curso de Ortodontia Lingual, Lisboa, Portugal
2009 a 2010 – III Curso de Implantologia Oral – Hospital Militar D. Pedro V, Porto, Portugal
2007 a 2009 – Curso Clínico de Ortodontia e Ortopedia Facial, Lisboa, Portugal
2005 a 2007 – IV Curso de Ortodontia e Ortopedia Facial, Lisboa, Portugal
1998 a 2004 – Licenciatura em Medicina Dentária Instituto Superior de Ciências da Saúde -Sul, Monte da Caparica, Portugal