Skip to main content

Henrique Guedes da Rocha, Dr.

OM62506
português (pt) • inglês (en) • espanhol (es)

Apresentação

O que é?

A Imagiologia é a ciência que estuda a imagem radiográfica em Medicina e refere-se às técnicas e processos usados para criar imagens do corpo humano para propósitos clínicos.

O Grupo Trofa Saúde dispõe de um serviço de Imagiologia, equipado com os meios tecnológicos mais avançados. A qualidade dos equipamentos instalados está assegurada pelo facto de todos os equipamentos serem de última geração, com capacidade de realizar todo o tipo de exames existentes nos melhores Hospitais mundiais.

A organização do Serviço de imagiologia do Grupo Trofa Saúde é transversal a todas as unidades do grupo, de modo a proporcionar uma resposta muito rápida e muito eficaz a todas as solicitações clínicas. Estando equipada com os recursos técnicos de ponta e com técnicos e médicos altamente diferenciados permite diagnósticos de alta precisão e qualidade.

Principais exames disponíveis

Ecografia – A ecografia ou ultrassonografia é um exame que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo. Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Nesta técnica é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que produz os ultrassons. Para avaliar diferentes áreas do nosso organismo são utilizados diferentes sondas, que emitem ultrassons com diferentes frequências, dependendo da profundidade do órgão que se pretende avaliar.

 

Ecografia ginecológica avançada com 3D\4D – esta ecografia inovadora permite o diagnóstico com múltiplas abordagens e estudos altamente completos para dor pélvica, hemorragias, disfunção geniturinária e infertilidade podem ser diagnosticadas com este ecógrafo, que fornece imagens excecionais e ferramentas de análise avançadas.

 

Eco Doppler – teste não invasivo que permite estimar o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos mediante o recurso a ultrassons que incidem sobre as células do sangue. O Eco Doppler é útil no diagnóstico da presença de coágulos sanguíneos, do funcionamento das válvulas das veias dos membros inferiores, das válvulas cardíacas, de doenças cardíacas congénitas, de oclusões arteriais, de doença arterial periférica dos membros inferiores, de aneurismas ou do estreitamento de artérias, como as do pescoço.

 

Radiodiagnóstico – O Raio-X é a técnica mais usualmente utilizada em imagens médicas. É um ato médico não invasivo que é usado para produzir imagens que ajudam no diagnóstico clínico. Os raios X são ondas de radiação eletromagnética utilizadas para formar imagens das estruturas internas do corpo que, em virtude de terem um comprimento de onda muito pequeno, quando penetram no organismo são absorvidas pelos diferentes tecidos. Esta absorção faz-se de modo diverso, em função da densidade desses tecidos. Assim, os ossos, que têm uma grande densidade, absorvem muito bem os raios X, enquanto os tecidos moles, como a pele, a gordura e os músculos, permitem que grande parte da radiação os atravesse sem ser absorvida. A Radiologia Digital é um procedimento imagiológico que utiliza sofisticadas técnicas de imagem que permite uma qualidade de imagem muito superior à obtida com a Radiologia Convencional e desta forma uma melhor acuidade diagnóstica.

 

Tomografia axial computorizada –  O TAC é uma técnica diagnóstica que usa Raios-X para captar imagens de alta definição, de cortes do corpo, que mostram o que existe em cada nível específico. Permite obter informações detalhadas, em tempo reduzido, sobre muitas partes do corpo, incluindo os pulmões, ossos, tecidos moles, coração e vasos sanguíneos, visualizando tumores, avaliando o seu tamanho, forma e localização precisa, bem como saber se são sólidos ou ocos.

 

Densitometria Óssea – É um exame simples e rápido, que deteta o grau de osteoporose. Este exame é feito através de um aparelho capaz de determinar a massa óssea de alguns ossos do corpo, verificando assim a quantidade de perda óssea e o risco de fratura.

 

Mamografia – A mamografia é uma técnica radiográfica específica que permite um diagnóstico precoce de tumores ou de outras patologias da mama.

 

Ortopantomografia – É um exame fundamental para Medicina Dentária que permite uma visão panorâmica de toda a estrutura dentária, com a deteção precoce de patologia que permite o tratamento atempado pelo Médico Dentista.

 

Ressonância Magnética – A Ressonância Magnética (RM) é um método de diagnóstico que usa um campo magnético e ondas de radiofrequência que permitem a visualização dos órgãos internos do corpo humano, essencial num diagnóstico de doenças degenerativas do sistema nervoso e da estrutura osteoarticular, bem como o diagnóstico de determinados tumores malignos.

ver mais
ver menos

Diferenciação

Tratamento cirúrgico e minimamente invasivo de varizes (radiofrequência, laser, cola biológica e escleroterapia com espuma ecoguiada)., Escleroterapia de telangiectasias (secagem dos raios vasculares)., Tratamento endovascular do síndrome de congestão pélvica e do síndrome pós-trombótico., Tratamento cirúrgico e endovascular do aneurisma da aorta abdominal e da doença arterial periférica., Ecodoppler vascular (carotídeo, aórtico abdominal, venoso e arterial dos membros).

Doenças

Aneurismas da aorta e das artérias periféricas

Doença arterial periférica (má circulação nas pernas)

Doença das artérias carótidas (prevenção do AVC)

Doença venosa crónica (varizes e derrames nas pernas)

Insuficiência linfática e linfedema (inchaço dos membros)

Síndrome de congestão pélvica

Trombose venosa profunda e síndrome pós-trombótico

Úlceras e feridas crónicas de difícil cicatrização

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica
Publicações

Mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Titular do Fellowship of the European Board of Vascular Surgery (FEBVS), tendo sido distinguido com a Medalha de Ouro e Honras por obter a classificação mais elevada a nível europeu

 

Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular na Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto, com experiência em cirurgia aberta e minimamente invasiva para o tratamento de doenças arteriais e venosas

 

Concluiu o Internato de Formação Específica em Angiologia e Cirurgia Vascular na Unidade Local de Saúde de Santo António, no Porto

 

Realizou estágios internacionais em centros de referência em França, Irlanda e Japão, com foco em cirurgia aórtica complexa, intervenções venosas e técnicas endovasculares avançadas

 

 

 

 

Recebeu múltiplos prémios de investigação, incluindo três prémios de primeiro autor

 

Participa regularmente em atividades de ensino e formação médica e é membro ativo das principais sociedades científicas da especialidade, incluindo a Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular (SPACV), a Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular (SPCCTV) e a European Society for Vascular Surgery (ESVS)

ver mais
ver menos