Skip to main content

Nova tendência: Um copo de água morna com sal em estômago vazio

publicado em 04 Mai. 2024

Se queremos maximizar os benefícios da água, temos sempre de adicionar alguma coisa. Sal dos Himalaias é a tendência mais recente. Mas será que faz bem? Fomos saber.

 

Ah, o que seria das nossas sextas-feiras sem uma trend bizarra para nos pôr a coçar a cabeça? Desta vez, foi o bom e velho copo de água matinal que sofreu um update. Infelizmente, não é só o copo de água que sofre – sofremos todos. Depois da água com limão e da água com vinagre – opções com benefícios comprovados – as redes sociais, dizem-nos agora que devemos começar o dia bebendo um copo de água morna com sal, de preferência, sal dos Himalaias, pelo seu alto teor de minerais. Fomos perguntar a opinião de Rita Mesquita Azevedo, nutricionista do grupo Trofa Saúde, e ela confirmou o que já imaginávamos: se é de hipertensão que andamos à procura, escusamos de procurar mais.

 

O copo de água morna com sal dos Himalaias está nos quatro cantos da internet e até, consta, na mesa de cabeceira da supermodelo Elle Macpherson. A lógica – porque há sempre uma lógica nestas tendências, ainda que por vezes distorcida – é que ao bebermos um copo de água com sal dos Himalaias de estômago vazio, vai ocorrer uma maior absorção dos minerais presentes neste sal: quantidades muito pequenas e variáveis de cálcio, potássio, magnésio, ferro, zinco entre outros. Tudo muito bom, não fosse o seu principal componente, numa percentagem entre os 96 e os 99%, o cloreto de sódio – o grande amigo das doenças cardiovasculares.

 

Rita Azevedo começa por explicar de onde vem a tendência: “Esta prática é comum na medicina ayurvédica (medicina alternativa indiana) com intuito de melhoria de hidratação, equilíbrio eletrolítico e de pH corporal, entre outros, contudo sem apoio de evidências científicas.”

 

Bom, mas há muitas coisas sem evidências científicas que não fazem mal à saúde, e se é bom para a Elle Macpherson, pensamos nós, já a tentar desatarraxar o frasco de sais cor de rosa. Mas a nutricionista volta à carga: “O consumo de sal, que contém sódio, pode levar ao aumento da retenção de líquidos e da pressão arterial, aumentando assim o risco de doenças cardiovasculares, AVC e ataques cardíacos.” Hmm, retenção de líquidos? Sim, a médica garante mesmo que sim. Não só isso, mas também causa desequilíbrio de doenças renais e contribui para a osteoporose.

 

Com esta informação, o frasco de sal dos Himalaias voltou, definitivamente para o armário das especiarias de onde só merece sair como ingrediente de banho relaxante – só não beba a água do banho.

Artigo redigido pela Madalena Haderer in MÁXIMA (25/04/2024)