Skip to main content

O papel da Medicina Interna na Insuficiência Cardíaca

publicado em 04 Jan. 2019

A Medicina Interna é uma especialidade generalista que se dedica ao doente adulto com toda a sua complexidade, integrando todos os seus problemas com o máximo de rigor e abordando-os na sua plenitude. A par da Cirurgia Geral, é a principal especialidade hospitalar.

 

No Trofa Saúde Hospital Central, a equipa de Medicina Interna desenvolve a sua atividade assistencial em várias frentes: no Serviço de Urgência, 24h por dia, 365 dias por ano, recebendo e tratando os doentes agudos nos mais diversos estádios de gravidade; na Unidade de Internamento, onde estão internados os doentes com patologia aguda e com necessidade de cuidados diferenciados, mas também doentes com necessidade de realização de exames complementares de diagnóstico para estudo de doenças mais complexas; e na Consulta Externa, onde acompanha e gere as patologias crónicas dos seus doentes. É, ainda, responsável pela Unidade de Cuidados Intermédios, destinada a doentes de maior gravidade e com necessidade de monitorização e vigilância contínuas, bem como pelas Unidades de Convalescença e de Cuidados Paliativos.

 

Apto para lidar com várias doenças, que afetam diferentes órgãos e sistemas, incluindo doenças raras e de diagnóstico difícil, o Internista surge como uma espécie de maestro, gerindo de forma exaustiva todos os problemas do doente e estabelecendo, para cada um deles, o plano de atuação mais adequado. Mais do que um Médico da doença, é um Médico do doente.

 

Reconhecendo o envelhecimento da população e o aumento da prevalência dos fatores de risco cardiovascular, facilmente se compreende que a insuficiência cardíaca, uma doença predominantemente do idoso, seja uma realidade do dia a dia do Internista.

 

Caraterizando-se pela incapacidade de o coração bombear ou encher-se com sangue em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, a Insuficiência Cardíaca tem como principais sintomas o cansaço, a dispneia (“falta de ar”) e o edema (“inchaço”). Pode confundir-se com muitas outras doenças e pode até agravar quando acompanhada de outras doenças, como as infeções respiratórias, exigindo assim o olhar atento do Médico, para que o diagnóstico seja feito de forma correta e o mais atempadamente possível.

 

No Trofa Saúde Hospital Central estão disponíveis todos os exames complementares de diagnóstico indicados no estudo e tratamento da Insuficiência Cardíaca, desde as mais variadas análises (tal como o brain natriuretic peptide – BNP), telerradiografia de tórax, eletrocardiograma e ecocardiograma, que permitem apoiar esta possibilidade de diagnóstico e definir a sua gravidade.

 

São vários os tratamentos disponíveis, que deverão ser talhados à medida do doente e da gravidade da doença, sendo essencial a sua instituição precoce, para que se consiga modificar o prognóstico da doença.