Skip to main content

Apresentação

O que é?

É uma especialidade de cuidados a adultos e faz parte de um dos grandes pilares do funcionamento dos Hospitais, especialmente na urgência, consulta e internamento.

A Medicina Interna é a mãe de todas as especialidades não cirúrgicas, sendo os Internistas, especialistas em diagnósticos difíceis e complexos quando a patologia afeta vários órgãos ou sistemas, ou não é clara a origem da doença.

Garante uma abordagem mais segura em doenças hospitalares, permitindo dar uma resposta rápida e eficaz em todas as situações clínicas.

Como especialidade integradora do conhecimento e da metodologia de diagnóstico e manuseamento das situações complicadas, a Medicina Interna é, reconhecidamente, uma valência clínica fundamental em qualquer hospital que se proponha oferecer serviços altamente diferenciados e de qualidade.

O que trata?

Atendendo à sua intervenção abrangente, os médicos de Medicina Interna têm capacidade para assumir a responsabilidade do acompanhamento dos doentes, numa perspetiva multidisciplinar e polivalente, procurando, sempre que necessário, a colaboração de outras especialidades ou referenciando-lhe os doentes. A intervenção da Medicina Interna abrange igualmente a medicina preventiva, cuidados a doentes agudos em situações de emergência e cuidados paliativos em doenças crónicas.

ver mais
ver menos

Diferenciação

Diabetes

Doenças

Medicina Interna

CV

Formação académica
Experiência profissional
Atividade científica

2007 – Aprovado em concurso como Assistente Graduado Sénior

 

1991 – Posse como Assistente Hospitalar no quadro do Hospital de Vila Nova de Famalicão

 

1989 – Especialidade de Medicina Interna, no Hospital de Vila Nova de Famalicão

 

1978 – Obteve a licenciatura em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

2003 até ao momento – Responsável pela consulta de Diabetes do Hospital de Famalicão

 

2021 – Atribuída a Medalha de Mérito Municipal de Benemerência, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, distinguindo o empenho e a ação cívica e comunitária, na área da saúde e diabetes

 

Membro da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) e da SPD – Sociedade Portuguesa de Diabetologia (ex Vogal da Direção).

No exercício das suas funções hospitalares tomou parte em Concursos da Carreira Médica Hospitalar e participou em Reuniões Cientificas nacionais e internacionais na área da Medicina e da Diabetologia.

 

Fez parte do Júri de Prémios da SPD e do grupo de elaboração das Normas sobre Abordagem e Tratamento da Hiperglicemia no internamento (não crítico), trabalho conjunto das sociedades de Medicina Interna e Diabetologia.

ver mais
ver menos