A Cirurgia Vascular e a Angiologia é a área da Medicina que faz o diagnóstico e tratamento da patologia do sistema vascular que inclui a patologia arterial, venosa e linfática.
A Doença Arterial relaciona-se sobretudo com a doença aterosclerótica que tem como fatores de risco principais: os hábitos tabágicos, a diabetes e o colesterol elevado.
São exemplos desta patologias:
– Aneurismas arteriais (como é o caso dos aneurismas da aorta abdominal, ou das artérias periféricas, como é o caso dos aneurismas da artéria poplítea),
– A patologia arterial periférica e a patologia carótidea.
A Doença Venosa atinge uma percentagem elevada da população, sendo mais frequente no sexo feminino e constituiu uma das principais causas de absentismo laboral.
Sintomas: As pessoas com varizes dos membros inferiores queixam-se frequentemente de dor, “ sensação de peso nas pernas”, edema e cãibras. Estes sintomas são normalmente agravados pelo calor, razão pela qual estas queixas são mais pronunciadas no período estival. A úlcera da perna é a fase mais avançada desta patologia sendo muito frequentemente incapacitante para a atividade profissional. Dentro da patologia venosa são ainda frequentes a flebite superficial (oclusão e inflamação de trajeto varicoso) e a trombose venosa profunda (oclusão de veia profunda, frequentemente com sequelas locais).
As principais áreas de intervenção da cirurgia vascular e angiologia:
Cirurgias mais frequentemente realizadas:
2023 – Curso de Imersão em Flebologia Estética, São Paulo (Brasil)
2021 a 2022 – Pós-Doutoramento em Tratamento Endovascular Avançado de Doenças Aórticas, Houston Texas (Estados Unidos)
2013 a 2022 – Doutoramento em ciências Cardiovasculares – Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em colaboração com a Amsterdam University (Medical Centres, location AMC, The Netherlands; 2021: Membro do European Board of Vascular Surgery)
2004 a 2010 – Licenciatura em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto