Skip to main content

A nova era dos aparelhos dentários

publicado em 13 Mar. 2020

Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que trata e diagnostica as más posições dentárias e esqueléticas. Não se tratando apenas de uma questão estética, a posição incorreta dos dentes na arcada muitas vezes pode ter repercussões graves na saúde. Alterações na fala, no padrão respiratório e problemas na articulação temporomandibular são exemplos de consequências do alinhamento incorreto da dentição. Muitas vezes a Ortodontia trabalha em conjunto com outras especialidades como a Pediatria, Otorrinolaringologia e Terapia da Fala.

A avaliação e o diagnóstico precoce são a chave para alcançarmos o melhor tratamento possível, daí ser fundamental a visita ao ortodontista ainda na fase da dentição de leite ou mista. É nesta fase que muitas vezes a correta intervenção evita a necessidade de uma cirurgia ortognática na idade adulta.

A Ortodontia foi das especialidades que mais evoluíram ao longo dos últimos anos. Desde a Ortodontia realizada só com aparelhos removíveis até à atual era digital. Foram surgindo ao longo dos últimos anos novos materiais, mais evoluídos do ponto de vista biológico e com caraterísticas mais vantajosas. O aparecimento de novas técnicas, e a modernização de outras, os brackets autoligáveis, a ancoragem esquelética e a movimentação dentária com alinhadores transparentes, tudo com o intuito de tratamentos mais simples, rápidos e de maior conforto para o doente.

Atualmente, a imagiologia 3D e o digital estão no centro das atenções no âmbito ortodôntico, com a previsibilidade dos resultados a ser o fator com mais importância para o doente.

A primeira avaliação ortodôntica deve ser feita por volta dos 6/7 anos, no entanto, há alguns fatores que devem ser observados pelos pais, pediatras, odontopediatras e terapeutas, que podem motivar a procura pela consulta de Ortodontia antes desta idade, por exemplo: palato (céu da boca) estreito; falta ou excesso de espaço entre os dentes; dentes muito projetados; mandíbula proeminente (muito avançado relativamente ao superior); assimetria da mandíbula (queixo torto); hábitos como chuchar no dedo, interpor a língua ao engolir ou usar chupeta até idades tardias; respiração preferencialmente bucal; atrasos na erupção dentária.

Na primeira avaliação, complementa-se a observação clínica com a radiografia panorâmica (ortopantomografia) e a telerradiografia de perfil da face que são técnicas radiográficas caracterizadas pela utilização de princípios tomográficos que englobam o complexo maxilo-mandibular conseguindo analisar dentes e estruturas de suporte. A imagem panorâmica é especialmente importante em crianças na fase de troca de dentes decíduos (de leite) para os definitivos, pois a avaliação da posição e do estádio de desenvolvimento intraósseo dos gérmens dos dentes permanentes permite a identificação dos desvios no padrão normal de erupção, que podem ocasionar problemas na oclusão. Grande parte dos casos de maloclusão começam na dentição mista e a intervenção ortodôntica nessa fase aumenta as possibilidades de se direcionar o crescimento e de se guiar a oclusão, eliminando ou diminuindo a severidade dos problemas ortodônticos no futuro e até evitando uma cirurgia ortognática, como já foi referido.

No âmbito da Ortodontia Corretiva podem utilizar-se vários tipos de aparelho para corrigir o mesmo problema. Desde aparelho convencional metálico ou cerâmico, até à opção mais estética, os alinhadores invisíveis, passando ainda pelos aparelhos autoligáveis metálicos ou cerâmicos, todos disponíveis nas unidades Trofa Saúde Hospital.

A técnica de Ortodontia Corretiva com aparelho convencional ou autoligável metálico baseia-se na colocação de aparelho fixo com brackets metálicas e uma sequência de arcos metálicos. Para uma opção mais estética surgem os aparelhos fixos com brackets de cerâmica, que apresentam uma cor aproximada da cor do dente, ou mesmo transparentes.

O tratamento mais moderno surge com a Ortodontia invisível, o sistema de alinhadores invisíveis (smilers), que se baseia numa sequência de goteiras transparentes, que permitem correções de mau posicionamento dentário de uma forma cómoda e invisível.

A equipa de saúde oral do Trofa Saúde Hospital em Barcelos é constituída por profissionais com formação diferenciada nas áreas da medicina dentária. Cada elemento da equipa é especializado na sua área por excelência, partilhando sempre conhecimentos e procedimentos entre si em benefício dos doentes que escolhem as unidades do Grupo Trofa Saúde.