Skip to main content

A visão das crianças em idade escolar

publicado em 08 Fev. 2021

Uma boa visão é essencial para que as crianças possam ter um desenvolvimento intelectual correto com uma boa aprendizagem.

 

Quando certas capacidades visuais não foram desenvolvidas, ou estão mal desenvolvidas, a aprendizagem é difícil e sob “stress”. As crianças normalmente tentarão fazer o trabalho, mas com um baixo nível de compreensão ou eficiência. A criança pode pensar que a maneira como vê é o modo como todos os outros veem.

 

Não detetados e não tratados, os problemas de visão nas crianças podem desencadear alguns dos mesmos sinais e sintomas comuns ao Transtorno de Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH), o que pode levar a erro de diagnóstico.

 

Tendo a criança em idade escolar já efetuado o Rastreio de Saúde Visual Infantil, com consulta entre os 0 e os 2 anos e outra entre os 2 e os 5 anos, importa agora estar atento para os sinais que podem conduzir ao Diagnóstico Precoce de alteração da visão.

 

Muitas crianças com idade entre os 6 e os 12 anos não reconhecem que estão a ver mal e é provável que continuem com dificuldades, sem alertar os pais. É, por isso, necessário estar atento aos sinais de alerta. Nesta tarefa têm especial responsabilidade os Pais e os Professores.

 

Alguns sinais de alerta aos quais estar atento:

 

  • Estar muito perto da TV ou ler um livro muito perto;
  • “Perder-se” na leitura, saltar de linha ou usar um dedo para guiar os olhos durante a leitura;
  • Apertar os olhos ou inclinar a cabeça para ver melhor;
  • Tapar um olho ou esfregar os olhos frequentemente;
  • Ter sensibilidade à luz ou lacrimejo excessivo;
  • “Piscar” os olhos ou ter os olhos com algum rubor;
  • Evitar tarefas que exijam visão de perto, como a leitura ou o trabalho de casa;
  • Falta de interesse em particular nas atividades que exijam visão de longe, como as desportivas, ou não conseguir ler as matrículas dos automóveis que vão à frente;
  • Queixas de dores de cabeça ou dores oculares;
  • Fraco aproveitamento escolar ou diminuição do seu rendimento com o ensino à distância.

 

A maior parte das crianças que apresentam algum défice de visão possuem erros refrativos como Miopia, Hipermetropia ou Astigmatismo, que simplesmente necessitam do uso de óculos adequados para corrigir o problema.

 

Contudo, existem outras patologias que devem ser descartadas em Consulta de Oftalmologia. Qualquer limitação à visão tem impacto significativo no rendimento escolar da criança.

 

Como a visão pode mudar com frequência durante os anos escolares, o seu filho(a) deve fazer um exame oftalmológico anual, ou com maior frequência se existir algum problema específico.