Skip to main content

A Medicina Geral e Familiar e o seu papel na prevenção e controlo da dislipidemia

publicado em 22 Jul. 2018

A Medicina Geral e Familiar é a especialidade médica vocacionada para a prestação de cuidados de saúde primários, abrangentes e continuados, a todos os indivíduos e respetivas famílias, independentemente da idade, sexo ou doença.

 

O acompanhamento regular possibilita que o médico conheça o seu histórico clínico, podendo assim ajudá-lo em fase de doença aguda ou crónica, sempre que necessitar, tanto em Consulta Externa como no Serviço de Urgência: privilegiando a sua saúde e bem-estar, bem como a prevenção da doença, através de consultas regulares e da realização dos exames e rastreios recomendados.

 

Ao ser acompanhado pelo seu Médico de Família, este irá ajudá-lo a utilizar eficientemente os recursos de Saúde, gerindo a interface com outras especialidades, assumindo um papel de gestão da saúde da pessoa sempre que necessário.

 

Uma das patologias que pode ser diagnosticada pelo seu médico, através do estudo analítico de vigilância, é a dislipidemia (alteração do colesterol no sangue): um dos fatores de risco mais importantes da aterosclerose, a principal causa de morte dos países desenvolvidos, incluindo Portugal.

 

Qualquer tipo de dislipidemia representa um importante fator de risco cardiovascular, uma vez que a gordura acumulada nas paredes das artérias pode levar à obstrução do fluxo sanguíneo que chega ao coração e ao cérebro. Como as dislipidemias não originam sintomas durante muitos anos, a doença pode evoluir para enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

 

A principal razão para o aumento dos níveis de colesterol é a alimentação e a ingestão de bebidas alcoólicas. No entanto, existem outros fatores como hereditariedade, tabaco e sedentarismo.

 

O tratamento depende da idade e do estado global de saúde e baseia-se muito na modificação do estilo de vida da pessoa.

 

Uma dieta equilibrada, pobre em gordura e rica em fibras, o exercício físico regular, o controlo do peso e o consumo moderado de álcool, bem como não fumar, são aspetos essenciais para a prevenção e tratamento.

 

O tratamento médico pode ser importante e incluir medicação: os objetivos terapêuticos variam em função do perfil de cada doente e serão sempre avaliados pelo médico.

 

Recordar que o seu médico de família estará disponível para lidar com qualquer problema de saúde em qualquer pessoa, sem se limitar a uma condição específica: assume um compromisso que não tem prazo, que não termina com a cura da doença, o fim do tratamento ou a incurabilidade da doença. O compromisso é assumido assim que a pessoa procura os seus cuidados.

 

Nas unidades Trofa Saúde Hospital, a equipa de Médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar está disponível de segunda a domingo, todos os dias do ano. Nas nossas unidades dispomos dos mais modernos meios de diagnóstico e tratamento para dar resposta às suas necessidades.