Skip to main content

A comunicação social está a influenciar as suas escolhas alimentares?

publicado em 09 Jul. 2025

Hoje em dia, somos bombardeados por informações, muitas vezes sem embasamento científico, sobre alimentos que “curam” ou “causam” doenças. Frases como “tal alimento é veneno” ou “essa dieta mudar sua vida”, criam expectativas exageradas.

 

É importante ficarmos atentos, visto que essas informações podem-nos deixar confusos com conceitos errados em relação a nossa alimentação.

 

Já ouviu falar nos efeitos placebo e nocebo? Fenômenos, muito estudado na ciência, mostram como nossas expectativas podem influenciar a forma como percebemos os efeitos de algo no nosso corpo. E isso não acontece só com medicamentos, também afeta a forma como encaramos a alimentação.

 

O efeito placebo é quando acreditamos que algo fará bem e, de facto, sentimos benefícios, mesmo que o efeito seja causado mais pela nossa mente do que pelo alimento em si. Por exemplo: Você começa a consumir água com limão todas as manhãs porque leu que “desintoxica” o organismo.

 

Mesmo sem evidências sólidas, você se sente mais leve e acredita que está mais saudável, porque sua expectativa criou essa percepção.

 

Nocebo é o oposto, é quando acreditamos que algo nos fará mal, mesmo sem evidências concretas, podemos realmente sentir sintomas negativos, por exemplo, você escuta que o glúten “incha” o corpo, e, mesmo sem ter intolerância, começa a sentir desconfortos após comer pão, puramente por conta da sugestão negativa. Quando um alimento é demonizado e, mesmo sendo inofensivo, causa medo ou desconforto emocional ao ser consumido, levando a restrições desnecessárias.

 

A nutrição é uma ciência complexa e individualizada. Quando seguimos informações baseadas apenas em tendências ou sensacionalismo, corremos o risco de adotar dietas desequilibradas, criar fobias alimentares, como a ortorexia (obsessão por uma alimentação “perfeita”). Alimentos não são milagres nem vilões por si só.

 

Como lidar com isso? Sempre questione a fonte das informações, como: de onde veio essa ideia? Tem embasamento científico? É um estudo confiável? Ou um influencer sem formação?

 

Confie nos profissionais, um nutricionista pode ajudar a desmistificar crenças e criar estratégias adequadas para suas necessidades, considerando a sua saúde como um todo e entender o que é melhor para você.